O território brasileiro está dividido entre estados e munic...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A questão aborda a criação de novos municípios no Brasil, um processo que envolve critérios específicos estabelecidos pela legislação brasileira.
Vamos explorar detalhadamente cada alternativa para compreender por que a alternativa B é a correta.
Alternativa A: "É necessário verificar se há terras disponíveis no território brasileiro para a demarcação do novo município."
Essa alternativa está incorreta porque a disponibilidade de terras não é o principal critério para a criação de um novo município. O processo envolve muito mais do que apenas encontrar terras disponíveis, como veremos na alternativa correta.
Alternativa B: "É necessário que um município já existente (município 'mãe') 'ceda' parte de seu território, de sua população, de sua infraestrutura e de seus impostos (as verbas)."
Essa é a alternativa correta. Para a criação de um novo município, é necessário que um município existente ceda parte de seu território. Esse processo é chamado de "emancipação" e envolve a divisão de território, população e infraestrutura.
Alternativa C: "É necessário que o processo de emancipação política do município, promulgada pela Constituição de 1988, seja reconhecida pela União."
Essa alternativa está incorreta porque a aprovação de novos municípios é competência dos estados, e não da União. A Constituição de 1988 estabelece regras gerais, mas o reconhecimento específico não depende diretamente da União.
Alternativa D: "É necessário que a população localizada na sede administrativa principal (cidade) seja superior a 50 mil habitantes."
Essa alternativa está incorreta porque a criação de um município não exige necessariamente que a população da sede administrativa principal seja superior a 50 mil habitantes. Os critérios populacionais podem variar e são definidos por legislações estaduais.
Alternativa E: "É necessário que o município tenha condições de gerar seu próprio orçamento, pois não contará com o auxílio de verbas federais."
Essa alternativa está incorreta porque os municípios brasileiros recebem repasses de verbas federais, estaduais e municipais, independentemente de serem novos ou já estabelecidos. A capacidade de gerar orçamento próprio é importante, mas não é um critério exclusivo para a criação do município.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 2º - Nenhum Município será criado sem a verificação da existência, na respectiva área territorial, dos seguintes requisitos:
I - população estimada, superior a 10.000 (dez mil) habitantes ou não inferior a 5 (cinco) milésimos da existente no Estado;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo