Leia a notícia jornalística a seguir, publicada em outubro ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622927 Atualidades
Leia a notícia jornalística a seguir, publicada em outubro deste ano, e marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
“A atual onda de protestos violentos que atinge o ________ ganhou contornos mais dramáticos neste domingo, quando dois incêndios na capital deixaram ao menos sete mortos. A onda de manifestações e confrontos já se espalhou por diversas partes do país, mesmo após o presidente Sebastián Piñera ter cancelado o aumento nas tarifas de metrô, estopim para a crise atual”.

(Fonte: Folha de São Paulo, 20/10/2019, com adaptações).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Chile

A questão aborda um importante evento de atualidades ocorrido em 2019, as manifestações no Chile. Este tema é relevante para compreensão de questões sociais e políticas contemporâneas na América Latina.

Em outubro de 2019, o Chile vivenciou uma onda de protestos que foram desencadeados pelo aumento nas tarifas do metrô. Apesar do governo chileno, liderado pelo presidente Sebastián Piñera, ter cancelado o aumento, as manifestações evoluíram para demandas mais amplas por reformas sociais e econômicas.

**Justificativa da Alternativa Correta:** A alternativa B está correta, pois o contexto e os eventos descritos na notícia jornalística são coerentes com a situação vivida no Chile em outubro de 2019. As manifestações se intensificaram e levaram a confrontos violentos e incêndios na capital, Santiago.

**Análise das Alternativas Incorretas:**

  • A - Brasil: Não corresponde aos eventos descritos. O Brasil não enfrentou uma crise semelhante no mesmo período.
  • C - México: Embora enfrente desafios sociais e políticos, não teve um evento de protestos com as características mencionadas em 2019.
  • D - Uruguai: O Uruguai não passou por uma crise semelhante à descrita na questão em 2019.
  • E - Paraguai: Assim como os outros países listados, o Paraguai não teve uma situação correspondente aos protestos mencionados.

Para resolver questões como essa, é importante estar atualizado com eventos recentes e identificar palavras-chave que ajudem a situar o contexto, como "protestos", "Sebastián Piñera" e "tarifas de metrô", que são indicativos claros do Chile.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Presidentes:

a) Brasil - Jair Bolsonaro

b) Chile - Sebastián Piñera

c) Mexico - Andrés Manuel López Obrador

d) Uruguai- Luis Lacalle Pou

e) Paraguai - Mario Abdo Benítez

gab: B

GAB-B

CHILE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo