No "MER" ? Modelo de Entidade Relacionamento,

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: SERGAS Prova: FCC - 2010 - SERGAS - Analista de Sistemas |
Q40221 Banco de Dados
No "MER" ? Modelo de Entidade Relacionamento,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - processos e dados podem ser modelados em separado, o que caracteriza a independência dos dispositivos ou meios de armazenamentos físicos em relação ao software.

Para compreender a questão, é essencial entender o que é o Modelo de Entidade e Relacionamento (MER) e o Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER). O MER é uma ferramenta de modelagem de dados que auxilia na criação de esquemas de base de dados, representando as estruturas lógicas do banco de dados sem preocupações com implementação física. Já o DER, é uma representação gráfica do MER, onde entidades são representadas por retângulos, relacionamentos por losangos, e atributos por círculos ou ovais.

A alternativa correta (B) é baseada no princípio da abstração, onde o projeto de banco de dados é dividido em níveis. O nível conceitual, onde opera o MER e o DER, foca na estrutura lógica dos dados e na independência destes em relação ao armazenamento físico. Esta independência permite que os dados sejam modelados sem que se considere onde, como ou em que dispositivo serão armazenados. Este princípio é fundamental para a flexibilidade e adaptabilidade do projeto de software ao longo do tempo, evitando que mudanças nos dispositivos de armazenamento impliquem em reestruturação do modelo conceitual.

Entender essa separação entre as camadas de abstração é vital para o profissional da área de banco de dados e para a compreensão de como construir sistemas robustos e facilmente adaptáveis a mudanças tecnológicas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B) CORRETO.Comentando as alternativas erradas:A, CDiagrama entidade relacionamento é um modelo diagramático que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Ele é a principal representação do Modelo de Entidades e Relacionamentos. É usado para representar o modelo CONCEITUAL (ou LÓGICO) do negócio. Não confundir com modelo relacional, que representam as tabelas, atributos e relações materializadas no banco de dados. Portanto, o diagrama que faz a modelagem física é o MER (Modelo de Entidade x Relacionamento).Quanto aos tipos de relacionamento, alternativas D e E:Relacionamentos de um para um, normalmente indicam que os atributos deverão ficar na mesma tabela, nem precisando haver duas tabelas inter-relacionadas. Exemplo: login e senha devem ficar na mesma tabela.Quando temos relacionamentos do tipo MUITOS PARA MUITOS, é necessário criar uma nova tabela de relacionamento com as chaves primárias das tabelas envolvidas. É a única forma de conseguirmos normalizar o modelo de dados. Exemplo: Um cliente pode possuir muitos pedidos, sendo que cada pedido pode possuir muitos produtos. Necessário haver então uma tabela de relacionamento entre "pedido" e "produto", normalmente classificada como sendo "itens do pedido"
Para mim essa questão cabe recurso. Um MER não modela processos, mas somente dados, entidades, relacionamentos, etc.

a)o DER - Diagrama de Entidade Relacionamento pode ser aplicado no modelo da análise estruturada, na fase de projeto físico. errado - o proj físico é a parte final do DB, depois do modelo conceitual, no qual é necessario definir DDL (data definition language) no sgdb.

 b)processos e dados podem ser modelados em separado, o que caracteriza a independência dos dispositivos ou meios de armazenamentos físicos em relação ao software. correto- a modelagem nao depende da implementação real do sgdb. essa parte é vista a partir do conceito logico, o qual ja representa os dados em uma estrutura de armqazenamento.

 c)o DER é aplicado na modelagem física dos dados para expressar exatamente como eles serão implementados em um sistema de banco de dados.errado - der é aplicado no modelo conceitual

 d)a relação "um para um" indica que as tabelas têm relação unívoca entre si, não havendo a ocorrência de chave estrangeira. errado - relacionamentos sao caracterizados pela associação de colunas entre tabelas, com restrições impostas pelas chaves primaria & estrangeira.

 e)quando tabelas têm entre si relação "um para muitos", é necessário criar uma nova tabela com as chaves primárias das tabelas envolvidas para que a relação se estenda a "muitos para muitos". errado - "muitos para muitos" nao necessita nova tabela

1 - processos e dados podem ser modelados em separado,

2- o que caracteriza a independência dos dispositivos ou meios de armazenamentos físicos em relação ao software

o que tem a ver a primeira afirmação com a outra? não consigo enxergar que (1) caracteriza (2), apesar de concordar que 1 e  2 são verdadeiras, coloquei a) porque pra mim 1 não tem nada a ver com 2, confuso

A = DER É CONCEITUAL

B = Gabarito basicamente a questão colocou a definição de MODELO CONCEITUAL

- Modelo Conceitual = Nível mais alto, usuário final, SEM SGBD, SEM MODELO (PARADIGMA ou Classe), Abstrato, Diagrama E-R, semântico Abstração vista pelos usuários finais.

C = DER É CONCEITUAL

D = PODE HAVER CHAVE ESTRANGEIRA

E = 1 PARA N Resulta em Chave estrangeira no lado N do relacionamento, usar tabela de ligação.

N PARA N Resulta em Usar tabela de ligação. Uma Tabela é criada.

  - Tabela Herda as chaves primárias das entidades relacionadas e Atributos do relacionamento, se houver.

GABARITO B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo