Durante a gravidez, o diagnóstico do cariótipo fetal pode se...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta e entender por que a alternativa correta é Errado (E).
O diagnóstico do cariótipo fetal é um procedimento que permite a análise dos cromossomos do feto, ajudando a identificar possíveis anomalias cromossômicas. Esse diagnóstico pode ser realizado através do estudo citogenético de diferentes materiais, como amostras de placenta, líquido amniótico e sangue.
Para esclarecer a questão:
1. Amostras de Placenta: A coleta de células da placenta (vilosidades coriônicas) é feita através da biópsia de vilo corial, geralmente entre a 10ª e 13ª semana de gestação. As células da placenta possuem o mesmo material genético que o feto, possibilitando a análise cromossômica.
2. Líquido Amniótico: A amniocentese é realizada entre a 15ª e 20ª semana de gestação e permite a coleta de células fetais presentes no líquido amniótico. Essas células são cultivadas em laboratório para a obtenção do cariótipo.
3. Sangue: Aqui, é importante diferenciar as células do sangue. As hemácias fetais não possuem núcleo e, portanto, não contêm material genético (cromossomos) necessário para a realização do cariótipo. Já os leucócitos (glóbulos brancos) possuem núcleo e podem ser utilizados para a análise cromossômica.
Com base nisso, a afirmação de que "as hemácias fetais podem ser utilizadas para obtenção do cariótipo do feto" está incorreta, pois as hemácias não possuem núcleo e, portanto, não contêm DNA.
Para resolver a questão, era necessário entender que:
Alternativa Correta: E (Errado)
Justificativa: As hemácias (glóbulos vermelhos) fetais não possuem núcleo e, consequentemente, não contêm DNA, o que inviabiliza a realização do cariótipo. Esse exame deve ser feito com células nucleadas, como as obtidas da placenta, do líquido amniótico ou dos leucócitos do sangue.
Conclusão: A questão exige um conhecimento específico sobre as características das células sanguíneas e a biologia celular básica. Com isso, podemos concluir que a alternativa correta é "Errado (E)", já que as hemácias fetais não podem ser utilizadas para obtenção do cariótipo do feto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O estudo do cariótipo compreende em analisar o conjunto de cromossomos presentes no núcleo celular do tecido estudado. Assim, devido as hemácias não possuírem núcleo, estas não podem ser utilizadas nesse teste.
Não seria possível pois as hemácias não possuem núcleo.
Placenta não é adequado para isso, por possuir material da mãe e do feto. Além disso, o maior erro é que as hemácias são anucleadas, impossibilitando tal estudo.
As hemácias fetais não podem ser utilizadas para obtenção do cariótipo do feto. O cariótipo fetal é geralmente obtido a partir de amostras de células fetais presentes em materiais como amostras de placenta, líquido amniótico ou sangue fetal.
No caso específico das hemácias, ou glóbulos vermelhos, elas não são utilizadas para obter o cariótipo fetal, pois as hemácias não contêm núcleo. O cariótipo é uma análise dos cromossomos presentes em um organismo e é realizado a partir de células que contenham núcleo, como células da pele, células do líquido amniótico (obtidas por amniocentese) ou células da placenta (obtidas por biópsia de vilosidade coriônica).
Portanto, as hemácias fetais não são adequadas para obtenção do cariótipo fetal, pois não contêm núcleo, que é necessário para análise cromossômica.
Errado.
Para se realizar os exames de citogenética, é necessário que se utilize células que contenham núcleo. As hemácias são anucleadas, portanto, não podem ser usadas para tal finalidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo