“As características psicofisiológicas dizem respeito a todo ...
“As características psicofisiológicas dizem respeito a todo o conhecimento referente ao funcionamento do ser humano. Se a ergonomia se distingue pela sua característica de busca da adaptação das condições de trabalho ao homem, a primeira pergunta a se colocar é: quem é este ou quem são estes seres humanos a quem vou adaptar o trabalho? Evidentemente, todo o conhecimento antropológico, psicológico, fisiológico está aí incluído, e não podemos fazer uma listagem completa de todas essas características. Ainda não se tem um conhecimento acabado sobre o homem. Mas todas as aquisições dos diversos ramos do conhecimento devem ser utilizadas na melhoria das condições de trabalho” (Brasil, 2002).
Algumas características psicofisiológicas do ser humano devem ser consideradas, tais como:
I. Não tem capacidades sensitivas e motoras que funcionam dentro de certos limites que variam de um indivíduo a outro e ao longo do tempo para um mesmo indivíduo.
II. Prefere escolher livremente sua postura dependendo das exigências da tarefa e do estado de seu meio interno.
III. Prefere utilizar alternadamente toda a musculatura corporal e, não, apenas determinados segmentos corporais.
IV. Sente-se bem quando solicitado a resolver problemas ligados à execução das tarefas, logo, não pode ser encarado como uma mera máquina, mas, sim, como um ser que pensa e age.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS