A encefalopatia de Wernicke corresponde a um quadro agudo d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a encefalopatia de Wernicke. A alternativa correta é a Alternativa A: encefalopatia, disfunção oculomotora e ataxia de marcha.
A encefalopatia de Wernicke é uma condição neurológica grave que ocorre devido à deficiência de tiamina (vitamina B1), frequentemente associada ao alcoolismo crônico. Ela se caracteriza clinicamente por uma tríade clássica de sintomas:
- Encefalopatia: Refere-se a um estado confusional agudo, que pode incluir desorientação, letargia e alterações do estado mental.
- Disfunção oculomotora: Inclui movimentos anormais dos olhos, como nistagmo e paralisia dos músculos oculares, que podem levar a visão dupla.
- Ataxia de marcha: Dificuldade em coordenar os movimentos ao caminhar, resultando em uma marcha instável.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa B: Amnésia retrógrada, ataxia de marcha e nistagmo - Embora a ataxia de marcha e o nistagmo possam ocorrer, a amnésia retrógrada não é parte da tríade típica da encefalopatia de Wernicke. Amnésia retrógrada é mais associada à síndrome de Korsakoff, que é uma complicação crônica da encefalopatia de Wernicke.
Alternativa C: Demência, disartria e disfunção oculomotora - A demência e a disartria não fazem parte da tríade clássica da encefalopatia de Wernicke. A disfunção oculomotora está correta, mas as outras características não se encaixam no quadro agudo da doença.
Alternativa D: Encefalopatia, paralisia facial e ataxia de marcha - Embora a encefalopatia e a ataxia de marcha estejam corretas, a paralisia facial não é típica da encefalopatia de Wernicke.
Alternativa E: Amnésia anterógrada, neuropatia e delirium tremens - Amnésia anterógrada está mais associada à síndrome de Korsakoff, e delirium tremens é uma condição relacionada à abstinência de álcool, não especificamente à encefalopatia de Wernicke.
Para resolver questões como esta, é importante lembrar-se das manifestações clínicas clássicas associadas a condições bem definidas, como a tríade de sintomas da encefalopatia de Wernicke. Isso ajuda a eliminar alternativas incorretas que incluem sintomas que não se encaixam no quadro conhecido.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Wernicke-Korsakoff é um transtorno amnéstico: Wernicke é agudo, normalmente se recupera com tiamina, o que reduz as chances de progressão para Korsakoff; esta só resolve em 20% dos casos; tiamina 100mg 3x ao dia para ambas, por 1-2 semanas para Wernicke e 3-12meses para Korsakoff. Se paciente estiver recebendo glicose IV, adicionar 100mg de tiamina em cada litro do soro.
Wernicke: nistagmo horizontal, paralisa de abdução olhar, anisocoria, ataxia, confusão; os sinais oculares são bilaterais mas não necessariamente simétricos.
Korsakoff: prejuízo memória recente e anterógrada, pode ou não confabular
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo