Considerando que a análise dos padrões de concorrência, que ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A:
Errada.
A diferenciação do produto geralmente reduz a elasticidade-preço da demanda, porque os consumidores se tornam mais fiéis e menos sensíveis a aumentos de preços. Quando um produto é diferenciado, os clientes tendem a estar dispostos a pagar mais por ele, já que percebem-no como único ou superior. Isso, na maioria dos casos, não pressiona os lucros para baixo, mas pode até aumentar os lucros, já que a empresa tem mais controle sobre o preço devido à lealdade dos consumidores. A elasticidade-preço da demanda tende a ser menor em mercados com diferenciação de produto.
Alternativa B:
Errada.
Se a ameaça de integração para trás (ou seja, a ameaça de uma empresa se tornar autossuficiente, produzindo os insumos que antes comprava de fornecedores) for crível, o poder de barganha dos fornecedores tende a aumentar, não diminuir. Isso ocorre porque os fornecedores sabem que, caso não ofereçam preços competitivos ou condições vantajosas, a empresa pode decidir produzir internamente, diminuindo sua dependência. A competição também tende a ser mais acirrada em uma indústria onde as empresas têm a opção de integrar-se para trás, pois elas podem eliminar intermediários e obter mais controle sobre a cadeia produtiva.
C:
Correta.
Essa afirmativa está correta porque em indústrias de rede (como telecomunicações, eletricidade, transporte), onde existem monopólios naturais (ou seja, uma única empresa pode atender toda a demanda de forma mais eficiente do que várias empresas), a regulação é essencial para evitar que essas empresas abusem do seu poder de mercado, cobrando preços excessivos ou limitando a concorrência. Além disso, em mercados oligopolistas, onde poucas empresas dominam, a regulação também ajuda a evitar comportamentos anticompetitivos.
D:
Errada.
A rivalidade tende a ser maior quando as empresas são mais similares em termos de tamanho e capacidade de produção, pois elas competem diretamente pelos mesmos consumidores. Quando as empresas são muito distintas, a rivalidade pode ser menor, pois podem se concentrar em nichos de mercado diferentes ou ter diferentes estratégias. Além disso, quanto mais lento for o crescimento da demanda, mais acirrada tende a ser a competição, já que as empresas estão disputando uma fatia de mercado limitada. Quando a demanda cresce rapidamente, as empresas podem expandir sem necessariamente competir de forma tão intensa.
E:
Errada.
Alianças estratégicas tendem a ser mais bem-sucedidas quando as empresas são complementares em vez de substitutas. Quando as empresas produzem produtos substitutos, há uma concorrência direta, o que pode gerar conflito de interesses na aliança. Por outro lado, se as empresas oferecem produtos complementares, elas podem somar forças, aproveitando as sinergias e criando mais valor para ambas. Portanto, alianças entre empresas com produtos complementares têm mais chances de sucesso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo