No contexto de leitura, está empregada em sentido figurado a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250716 Português
Leia o texto para responder à questão.

Como conciliar a rotina num século em que o tempo se tornou privilégio?

        Publicada em 1865, a obra Aventuras de Alice no País das Maravilhas, uma das mais importantes da literatura mundial, foi fruto da imaginação e das indagações sobre a relatividade temporal do escritor e matemático Lewis Carroll (1832- 1898). O personagem Coelho Branco pode simbolizar, por meio de sua obsessão pelo tempo, a angústia causada pela brevidade da experiência humana.
        Afinal, na época em que a história foi escrita, os dias passaram a ser contados pelos ponteiros do relógio, e não mais pelo nascer e pôr do sol. Foi a partir da Revolução Industrial, na segunda metade do século 18, que a vida foi compartimentada em horas, minutos e segundos, entre “tempo de trabalho” e “tempo livre”. Assim como Alice, a humanidade caiu na toca do Coelho Branco e começou a correr atrás do tempo.
         Desde então, a sociedade sonha com a dilatação das 24 horas do dia para conciliar o rendimento no trabalho com momentos de lazer com família e amigos, fazer atividade física, ler um livro ou simplesmente ficar de pernas para o ar. Num século em que gerenciar o tempo se tornou privilégio, a consequência dessa aceleração vem provocando quadros de ansiedade, depressão e outros sofrimentos psíquicos. De acordo com o mais recente mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui a população mais ansiosa do mundo.
         “Precisamos ter em mente que questões de saúde mental estão estreitamente relacionadas aos modos de vida, ao quadro cultural do país e como está organizada a vida social. Então, eu colocaria a questão do tempo na perspectiva desse arranjo social, político e econômico neoliberal, que leva a uma mobilização integral da nossa vida para o trabalho”, aponta o professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Rodrigues Teixeira, que coordena a diretoria de Saúde Mental e Bem-Estar Social da pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da instituição.
        Autor do livro Sem tempo para nada, o cientista social Luís Mauro Sá Martino endossa esse diagnóstico. “Como sociedade, podemos nos perguntar o quanto esse ritmo acelerado está nos fazendo bem, sobretudo a longo prazo. Você pode tentar levar uma vida adequada à sua saúde e bem-estar, porém como fazer isso se tudo ao seu lado está em um ritmo rápido e contínuo?”, dispara.

(LLEDÓ, Maria Júlia. Como conciliar a rotina num século em que o tempo se tornou privilégio?. Revista E (Sesc Edições). 01.05.2023. Adaptado)
No contexto de leitura, está empregada em sentido figurado a palavra destacada em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em sentido figurado e literal.


Sentido Literal:

  • O que é isso? É entender as palavras do jeito exato que estão escritas, sem imaginação ou histórias.
  • Exemplo: "Ele quebrou a caneta" - Alguém realmente quebrou uma caneta.
Sentido Figurado:

  • E isso? É quando usamos palavras de um jeito diferente, para criar imagens na cabeça das pessoas. Não é o que parece ser na frase.
  • Exemplo: "Ele quebrou o coração dela" - Ninguém quebrou um coração de verdade, mas a frase quer dizer que alguém a magoou muito.
Dito isso, iremos analisar cada assertiva para encontrar uma palavra destacada com sentido figurado. Vejamos:


A) Correta.


“a humanidade caiu na toca do Coelho Branco e começou a correr atrás do tempo." (2º parágrafo)



No contexto mencionado, quando se diz que "a humanidade caiu na toca do Coelho Branco e começou a correr atrás do tempo", isso é como contar uma história figurativa sobre as pessoas e o tempo. A expressão sugere que, ao longo do tempo, a sociedade se viu em uma situação desafiadora, representada pela toca do Coelho Branco, personagem de "Alice no País das Maravilhas". Essa situação desafiadora é a forma como a sociedade moderna lida com o tempo.


A expressão "correr atrás do tempo" humaniza essa relação, dando a entender que as pessoas estão constantemente tentando se adaptar e acompanhar o ritmo acelerado da vida. Isso reflete a pressão que muitos sentem para cumprir prazos, equilibrar trabalho e vida pessoal e atender às expectativas em um mundo onde o tempo parece ser escasso. Em suma, é uma maneira de falar sobre as experiências humanas com o tempo de uma forma mais vívida e relacional, e não sobre correr de sair correndo.



B) Incorreta.


 “os dias passaram a ser contados pelos ponteiros do relógio, e não mais pelo nascer e pôr do sol." (2º parágrafo)



Aqui se fala em ponteiros reais que os relógios possuem para marcar as horas.



C) Incorreta.


“[...] Coelho Branco pode simbolizar [...] a angústia causada pela brevidade da experiência humana." (1º parágrafo)


Aqui se fala em brevidade indicando sua duração que é pouca por falta de experiência, esse é o sentido indicado pelo dicionário da palavra “brevidade".


D) Incorreta.


“a consequência dessa aceleração vem provocando quadros de ansiedade, depressão e outros sofrimentos psíquicos." (3º parágrafo)


Aqui se fala em aceleração para indicar pressa provocada por ansiedade. Essa palavra no dicionário possui esse mesmo sentido.


E) Incorreta.


“Precisamos ter em mente que questões de saúde mental estão estreitamente relacionadas aos modos de vida." (4º parágrafo)


Aqui se fala em questões com sentido de assuntos. Esse é um dos sentidos dado por essa palavra no dicionário.


Gabarito: A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABA: A

“a humanidade caiu na toca do Coelho Branco e começou a correr atrás do tempo.” (2º parágrafo)

cair na toca do coelho branco é uma maneira de dizer que a humanidade não conseguiu escapar da armadilha de se prender em relógios.

pertencelemos!

Gab está errado.

Gabarito letra A.

Já perdi as contas de quantas vezes vi gabarito errado aqui. Além de pagar para fazer questões vou ter o trabalho de ficar procurando gabarito certo ? Aff

Respondo a questão e venho nos comentários verificar se eu que estou certo ou a plataforma. Assim fica difícil

Nossa, gabarito errado é o fim... isso confunde e atrapalha demais!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo