Sobre o estágio de evolução, o arquivo que guarda a document...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Arquivo de primeira idade.
Vamos entender melhor o tema abordado na questão: a classificação dos arquivos de acordo com o estágio de evolução.
Em arquivologia, os arquivos são classificados com base na frequência de uso e na antiguidade dos documentos. Esse tema é fundamental para a organização e gestão dos documentos em uma instituição.
Arquivo de primeira idade: também conhecido como arquivo corrente, é aquele que guarda a documentação mais atual e frequentemente utilizada. Esses documentos são necessários para o dia a dia das atividades administrativas, portanto, são de acesso rápido e constante.
Arquivo de segunda idade: refere-se ao arquivo intermediário. Esses são documentos que, embora não sejam mais usados constantemente, ainda precisam ser guardados por razões legais, administrativas ou fiscais. Eles são transferidos do arquivo corrente para um local de armazenamento menos acessível, mas ainda dentro da organização.
Arquivo intermediário: é uma outra denominação para o arquivo de segunda idade. Portanto, a alternativa C está incorreta pois se refere ao mesmo conceito que a alternativa B.
Arquivo permanente: conhecido também como arquivo histórico, é o estágio final dos documentos. Estes são aqueles que, após passarem pelo arquivo corrente e intermediário, são preservados de forma permanente devido ao seu valor histórico, científico ou informativo. Eles são de uso menos frequente, mas têm importância para a memória institucional ou cultural.
Portanto, a alternativa A é a correta, pois o arquivo de primeira idade é aquele que guarda a documentação mais atual e frequentemente utilizada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1. Arquivo de primeira idade ou corrente, constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso.
2. Arquivo de segunda idade ou intermediário, constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. Por isso, também chamados de "limbo" ou "purgatório".
3. Arquivo de terceira idade ou permanente, constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa (valor primário), que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução Estes são os arquivos propriamente ditos.
fonte: Arquivo, Teoria e Prática por Marilena Leite Paes.
Gabarito: letra A.
Arquivo corrente (Primeira idade) Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (D.T.A.) de 1996, página 6, é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados”. Essa idade corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo
Lembrando ! O arquivo corrente e o intermediário é restrito ao órgão produtor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo