É provável que o último ancestral comum entre as jararacas-...
A fauna das ilhas de pequeno porte é, em geral, pouco diversificada. A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma das poucas espécies de vertebrados de Queimada Grande, uma ilha na costa sul de São Paulo. No continente, a espécie com parentesco mais próximo à jararaca-ilhoa é a jararaca comum (Bothrops jararaca), cujos adultos se alimentam principalmente de roedores, em contraste com a dieta de adultos da jararaca-ilhoa, que é baseada em aves migratórias. O modo como a jararaca-ilhoa lida com aves também é diferente do modo como a jararaca continental lida com roedores. Ao picar um roedor, a jararaca comum o solta de imediato para evitar a mordida do animal, que poderia feri-la gravemente. Em seguida, ela acompanha a trilha de cheiro até encontrar a presa que está imobilizada pelo veneno. A jararaca-ilhoa, por outro lado, retém na boca a ave capturada até o veneno matá-la. Se fosse solta, a ave voaria até que o veneno fizesse efeito, sem, contudo, deixar trilha de cheiro no chão. Em decorrência da especialização alimentar, a jararaca-ilhoa possui veneno cinco vezes mais potente que o da jararaca continental.
Fonte: Ciência Hoje, setembro de 2002 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o item, acerca da
diversidade biológica e sua evolução.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Para entendermos por que essa alternativa está correta, precisamos abordar o conceito de divergência evolutiva, que se refere ao tempo decorrido desde que duas espécies compartilharam um ancestral comum. No caso das jararacas, a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) e a jararaca comum (Bothrops jararaca) são espécies muito próximas evolutivamente, e a ilha onde a jararaca-ilhoa vive é relativamente recente em termos geológicos, o que sugere que o último ancestral comum entre elas viveu há um tempo mais curto se comparado com o último ancestral comum entre as serpentes (Serpentes) e os lagartos (Lacertilia), que são grupos mais distantes evolutivamente e divergiram há milhões de anos.
O enunciado da questão descreve adaptações específicas da jararaca-ilhoa para predação de aves, em contraste com a jararaca comum que se alimenta de roedores. Essas adaptações podem sugerir uma especialização e evolução recente da jararaca-ilhoa em resposta ao ambiente da ilha. Já a divisão entre serpentes e lagartos ocorreu muito antes na escala evolutiva, resultando em diferenças morfológicas e fisiológicas significativas entre os dois grupos.
Portanto, é incorreto afirmar que o último ancestral comum entre as jararacas-ilhoas e as continentais tenha vivido há mais tempo que o último ancestral comum entre as serpentes e os lagartos. De fato, o ancestral comum entre as jararacas é muito mais recente do que o ancestral comum entre serpentes e lagartos, e a evolução dessas serpentes insulares é um exemplo de divergência evolutiva e adaptação ao ambiente em um tempo geologicamente curto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É possível, mas não é provável.
Os lagartos, cobras e anfisbenas (cobra-de-duas-cabeças) possuem o mesmo ancestral. Foi descoberto na Itália em 2018 o mais antigo ancestral comum de cobras e lagartos.
é óbivio que sim, se não haveriam lagartos na ilha
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo