A hipótese de que os vírus são microrganismos extremamente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q754906 Biologia

    A origem dos vírus não é inteiramente clara. De acordo com algumas explicações aceitas atualmente, os vírus são derivados dos seus próprios hospedeiros, representam micróbios extremamente reduzidos ou que apareceram separadamente no caldo primordial que deu origem às primeiras células. Acredita-se, ainda, que diferentes variedades de vírus teriam origens diversas e independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não manifestam atividades vitais, ou seja, não crescem, não degradam e não produzem substâncias. No entanto, sua capacidade reprodutiva é assombrosa, pois um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos.

Internet: <virologiaemdemasia.blogspot.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima apresentado, julgue o item subsequente.

A hipótese de que os vírus são microrganismos extremamente reduzidos apoia-se, entre outros indícios, no fato de que apenas células eucarióticas são vulneráveis à infecção viral.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta sobre a hipótese de que os vírus são microrganismos extremamente reduzidos. A alternativa correta é Errado (E).

Os vírus são entidades biológicas que intrigam cientistas há muito tempo, principalmente devido à sua natureza ambígua. Para resolver a questão, é necessário compreender algumas características fundamentais dos vírus e das células que eles podem infectar.

Primeiro, é importante saber que os vírus podem infectar tanto células eucarióticas quanto células procarióticas. Células eucarióticas são aquelas que possuem um núcleo definido, como as células animais e vegetais. Já as células procarióticas são mais simples, como as bactérias, que não possuem núcleo organizado.

A afirmação de que "apenas células eucarióticas são vulneráveis à infecção viral" está incorreta, pois existem muitos vírus que infectam procariontes, conhecidos como bacteriófagos. Estes vírus atacam especificamente bactérias, demonstrando que a vulnerabilidade à infecção viral não está limitada às células eucarióticas.

Vamos agora justificar a alternativa correta e entender mais profundamente o tema:

Errado (E): A hipótese de que os vírus são microrganismos extremamente reduzidos NÃO se apoia na ideia de que apenas células eucarióticas são vulneráveis à infecção viral. Como mencionado, os vírus também infectam células procarióticas. Portanto, essa afirmação não sustenta a hipótese apresentada.

Para resolver essa questão, foi necessário utilizar conhecimentos sobre os diferentes tipos de células, a ampla variedade de vírus existentes e a compreensão de como eles interagem com seus hospedeiros. Este entendimento é fundamental não só para questões de concursos, mas também para uma apreciação mais ampla da biologia dos vírus.

Se houver mais dúvidas sobre este ou outros temas, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

bactérias podem ser infectadas. A transdução, por exemplo, é um mecanismo de transporte de material genético de uma bactéria para outra bactéria por meio de um vírus.

As células se classificam basicamente em dois grandes grupos:

  • Procariontes: bactérias e arqueobactérias;
  • Eucariontes: protista, plantas,  fungos e animais.
  • Os VÍRUS Não têm a capacidade de se reproduzir sozinhos, dependendo de alguma célula viva de animais, de plantas ou de bactérias. 

Errado.

Um exemplo é o bacteriófago. Vírus que infecta bacterias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo