Julgue o item subsequente.De acordo com a classificação dos ...
Julgue o item subsequente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Modo subjuntivo ou conjuntivo é o modo verbal que não expressa certeza, e sim uma dúvida ou desejo.
Na verdade, o modo subjuntivo é usado em diversos contextos além da interlocução, especialmente para expressar incerteza, dúvida, desejo, possibilidade, entre outros. Ele não é limitado apenas à interlocução.
Quanto às pessoas do modo subjuntivo, elas existem para todas as pessoas gramaticais, assim como no modo indicativo e imperativo. Veja a conjugação do verbo "falar" no presente do subjuntivo como exemplo:
- que eu fale
- que tu fales
- que ele/ela fale
- que nós falemos
- que vós faleis
- que eles/elas falem
A confusão que pode surgir é que, na prática, em muitas situações de conversação coloquial, as pessoas frequentemente usam formas de imperativo afirmativo para a 2ª pessoa do singular e do plural (tu e vós). Por exemplo, ao invés de dizer "que tu fales", muitas vezes ouvimos "fala" ou "fale", dependendo do contexto e da região.
A 1ª pessoa do singular do subjuntivo é usada sim e é representada pelo "eu", e a 3ª pessoa do singular é representada por "ele" ou "ela", não por "você". "Você" é uma forma de tratamento que, gramaticalmente, é a 3ª pessoa do singular, mas frequentemente é usada de forma mais próxima à 2ª pessoa do singular na comunicação.
Modos:
INDICATIVO: Certeza
SUBJUNTIVO: Duvida
IMPERATIVO: Ordem/ Pedido
E
lembro que o professor me falou que não tem a primeira pessoa no imperativo,pois não posso dar ordem a mim mesmo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo