Para identificação e localização de alterações durante o ex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1770131 Odontologia
Para identificação e localização de alterações durante o exame clínico odontológico, classificou-se a porção coronária dos dentes em faces. Assinale a alternativa que corresponde às faces livres:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - vestibular e palatina.

No contexto da odontologia, as faces dos dentes são divididas em diferentes categorias para facilitar a identificação e descrição de suas características durante o exame clínico. As faces livres referem-se àquelas que estão expostas e não estão em contato direto com outros dentes adjacentes, permitindo fácil acesso durante o exame e procedimentos clínicos.

Explicação da alternativa correta:

Alternativa C - Vestibular e Palatina: As faces vestibular e palatina são consideradas livres. A face vestibular é a superfície do dente voltada para a bochecha ou lábios nos dentes anteriores e posteriores. Já a face palatina, nos dentes superiores, é a superfície voltada para o palato (céu da boca). Essas faces estão expostas e não fazem contato com outras faces dentárias, sendo livremente acessíveis durante o exame.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A - Lingual e Mesial: A face lingual nos dentes inferiores não é considerada uma face livre, pois está voltada para a língua, enquanto a face mesial é voltada para o centro da arcada, fazendo contato com o dente vizinho, portanto, não é uma face livre.

Alternativa B - Distal e Lingual: A face distal é voltada para longe do centro da arcada e, similar à face mesial, faz contato com o dente adjacente, o que não a caracteriza como uma face livre. A face lingual, como mencionado, também não é livre.

Alternativa D - Palatina e Distal: Embora a face palatina seja uma face livre, a face distal não é, pois está em contato com o dente posterior adjacente. Essa combinação, então, não se enquadra na definição de faces livres.

Compreender a classificação das faces dos dentes é essencial para realizar diagnósticos precisos e tratamentos eficazes, além de ser uma competência fundamental em exames clínicos odontológicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão trata da classificação das faces dos dentes para a identificação e localização de alterações durante o exame clínico odontológico. Para responder corretamente, é necessário conhecer as faces dos dentes e quais delas são consideradas livres e, portanto, mais facilmente acessíveis durante o exame clínico. A alternativa correta é a C, que corresponde às faces vestibular e palatina. A face vestibular é a parte frontal dos dentes, voltada para os lábios ou bochechas, e a face palatina é a parte posterior dos dentes, voltada para o palato ou céu da boca. Essas faces são consideradas livres porque são mais facilmente visíveis durante o exame clínico e menos sujeitas à interferência da língua e dos lábios. As outras alternativas apresentam faces que não são consideradas livres, como a face lingual, que fica na parte interna dos dentes e a face distal, que fica na parte posterior dos dentes, voltada para a lateral da boca.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo