Com base na Diretriz Brasileira de Tratamento da Dislipidemi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969555 Medicina
Leia o caso clínico a seguir e responda à pergunta.

Homem, 50 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e diabetes melito, comparece a consulta ambulatorial médica. Está assintomático e sua pressão arterial é de 148 x 102 mmHg, FC = 70 bpm. Exames laboratoriais mostram hemograma normal, glicemia = 160 mg/dl, hemoglobina glicada = 8,4%, colesterol total = 200 mg/dl, HDL = 30 mg/dl e triglicerídeos = 250 mg/dl; bioquímica normal; albuminúria = 190 mg/g. Doppler de carótidas com placa na carótida comum direita = 90%. Está em uso de losartana 50 mg/dia, metformina 2000 mg/dia e sinvastatina 20 mg/dia.
Com base na Diretriz Brasileira de Tratamento da Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose de 2017 da Sociedade Brasileira de Cardiologia, marque a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é E - A troca da estatina para atorvastatina 80 mg/dia é indicada. Isso está baseado na Diretriz Brasileira de Tratamento da Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose de 2017 da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que recomenda a utilização de atorvastatina a 80 mg/dia em pacientes com alto risco de eventos cardiovasculares, como é o caso do paciente do enunciado que tem diabetes, hipertensão e tem uma placa na carótida comum direita que corresponde a 90% do seu diâmetro. A atorvastatina é uma estatina de alta potência, capaz de reduzir o LDL-colesterol em até 50% ou mais, o que é desejável para este paciente. A sinvastatina que ele está usando atualmente é uma estatina de potência moderada e está sendo usada em uma dose que provavelmente não é suficiente para atingir o objetivo de redução do LDL-colesterol neste caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo