Assinale a alternativa em que há o emprego de elipse de subs...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1375396 Português
A menina que fez a América

    Eu vou morrer um dia, porque tudo que nasce também morre: bicho, planta, mulher, homem. Mas histórias podem durar depois de nós. Basta que sejam postas em folhas de papel e que suas letras mortas sejam ressuscitadas por olhos que saibam ler. Por isso, aqui está para vocês o papel da minha história: uma vida-menina para as meninas-dos-seus-olhos.
    Vou contar...
    Eu nasci no ano de 1890, numa pequena aldeia da Calábria, ao sul da Itália. E onde fica a Itália?...É só olhar um mapa da Europa e procurar uma terra em forma de bota, que dá um pontapé no Mar Mediterrâneo e um chute de calcanhar no Mar Adriático.
    É lá.
    Lá, nessa terra entre mares, foi que eu nasci num dia de inverno, quando as flores silvestres que perfumavam o ar puro dos campos da minha aldeia estavam à espera do florescer da primavera. Saracema: este era o nome do lugar pequenino onde eu nasci. Eu disse “era”, embora o lugar ainda existia e tenha crescido, como eu também cresci. Mas, como nunca mais voltei para lá, acho que não pode ser mais o mesmo que conheci e onde vivi até os dez anos de idade. A Saracena de 1890 era aquela sem a comunicação do telefone, os sons do rádio e as imagens da televisão nas casas; sem o eco dos carros e das motocicletas nas estradas ou o ronco dos aviões sobre telhados. A música que andava no ar, nos tempos da minha infância, vinha do canto dos pássaros, do chiar das rodas das carroças, das batidas dos cascos dos cavalos, do burburinho do risco das crianças e do lamento dos sinais das igrejas. Essa era a voz da terra onde começava a minha vida e terminava o meu mundo.
    Nunca cheguei a conhecer meu pai, Domenico Gallo. Só em retrato: um homem alto, bonito, de finos bigodes. Dizem que ele ficou muito feliz quando eu e meu irmãozinho Caetano nascemos. Ah, esqueci de dizer que meu nome é Fortunata e que, quando menina, me chamavam de Fortunatella.
(LAURITO, Ilka Brunhilde. A menina que fez a América. São Paulo, FTD)
Assinale a alternativa em que há o emprego de elipse de substantivo na posição de sujeito.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - “Basta que sejam postas em folhas de papel...”

Tema central da questão: A questão aborda a elipse de substantivo na posição de sujeito, que é uma figura de linguagem onde o sujeito não é explicitamente mencionado, mas está implícito na frase. Para resolver esta questão, é necessário ter um bom entendimento de análise sintática e das funções dos termos na oração.

Justificativa da alternativa correta: Na alternativa A, a frase "Basta que sejam postas em folhas de papel..." apresenta elipse do sujeito. O sujeito da oração "sejam postas" está elíptico, uma vez que não é mencionado explicitamente, mas entende-se que refere-se a "histórias", mencionado anteriormente no texto.

Análise das alternativas incorretas:

B - “Essa era a voz da terra onde começava a minha vida e terminava o meu mundo.”

Não há elipse do sujeito aqui, pois os sujeitos estão explícitos: "a minha vida" e "o meu mundo". Portanto, não atende ao critério de elipse.

C - “Por isso, aqui está para vocês o papel da minha história...”

Nesta frase, o sujeito "o papel da minha história" está presente, sem elipse. A sentença é direta em sua construção.

D - “Eu disse “era”, embora o lugar ainda existia e tenha crescido...”

Aqui, o sujeito "o lugar" é mencionado diretamente. A oração não apresenta omissão do sujeito, tornando-a inadequada para o que se pede.

Dica para interpretar questões de morfologia e sintaxe: Quando se deparar com questões de elipse, procure identificar se todos os elementos da frase estão realmente explícitos. Muitas vezes, a repetição desnecessária de palavras é evitada, o que pode levar a omissões que devem ser percebidas por contexto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra A para não assinantes

"Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". 

João 16:33

Mas histórias podem durar depois de nós. Basta que (as histórias) sejam postas em folhas de papel...

Elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que possa ser subentendido no texto.

Seria bom se tivesse o comentário do professor. Letra A

Entendo que a letra B também esteja correta. Basta ver que o pronome “onde” se encontra omisso antes do verbo “terminava”. Vejam: “Essa era a voz da terra onde começava minha vida e ‘onde’ terminava meu mundo”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo