Os estudos sobre a família goiana, no século XIX, fundamenta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2782222 História

Os estudos sobre a família goiana, no século XIX, fundamentam- se nas memórias dos viajantes, nos diários, na literatura e nos relatórios de governo. A recorrência a essa tipologia de fontes permite vincular esses estudos, metodologicamente, a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos ao comentário da questão!

A alternativa correta é a Alternativa B.

A questão aborda estudos sobre a família goiana no século XIX, com base em fontes como memórias de viajantes, diários, literatura e relatórios de governo. Essa abordagem se vincula metodologicamente a uma área específica da História.

História das Mentalidades é a área correta para vincular esses estudos, conforme indicado na alternativa B. Essa área é pautada pela análise dos sentimentos, crenças e costumes de uma determinada época. Ao utilizar fontes como diários e memórias, os historiadores conseguem compreender melhor as mentalidades e o cotidiano das pessoas do período estudado.

Vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - História e Etnia: Essa abordagem foca em atitudes de tolerância com a alteridade e na compreensão da identidade, mas não é o foco principal dos estudos sobre a família goiana no século XIX conforme descrito na questão.

Alternativa C - História das Ideias: Essa área de estudo se concentra nos embates teóricos, muitas vezes com tradições marxistas ou com a historiografia dos "Annales". Embora relevante, não é a abordagem mais adequada para os tipos de fontes mencionados na questão.

Alternativa D - História Agrária: Trata-se de uma área que se foca no registro dos saberes tradicionais do homem do campo e no trabalho com a terra. Não é pertinente ao estudo das famílias urbanas ou suas mentalidades no contexto da questão.

Portanto, a alternativa correta é a Alternativa B - História das Mentalidades, pois ela é a que melhor se alinha ao uso de fontes como memórias, diários e literatura para compreender os sentimentos, crenças e costumes do século XIX.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: B

O campo historiográfico conhecido como “história das mentalidades” começou com a obra de Febvre e pertence à escola dos annales.

A teoria é bastante complexa, mas em suma, visa identificar mudanças sociais, mudanças políticas e mudanças comportamentais. Estas últimas são mais lentas. Desta forma, as ideologias são formas de pensamento ou mentalidade mais duradouras.

A presente questão, ao elencar diversidade de fontes que transcendem o público e o privado, diz respeito à “escola dos annales”, a qual preocupa-se por reconstituir comportamentos (costumes) e pensamentos (crenças).

Fonte: Gran Questões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo