Um fator de risco para nefrotoxidade, em pacientes submetido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846527 Enfermagem
Um fator de risco para nefrotoxidade, em pacientes submetidos à angiografia cardíaca com contraste iodado, é o valor da creatinina sérica maior que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A nefropatia por contraste é a elevação de 0,5 mg/dL ou mais na creatinina basal em até 48 horas pós-administração de contraste iodado endovenoso e/ou a diminuição de 25% ou mais na filtração glomerular neste mesmo intervalo de tempo.

Dentre os fatores de risco, em pacientes submetidos à angiografia cardíaca com contraste iodado, temos hipertensão, falência cardíaca congestiva, idade (maior de 75 anos), anemia, diabetes, volume de constraste, taxa de filtração glomerular <60 e creatina sérica maior que 1,5 mg/dL.


Gabarito do Professor: Letra E


Bibliografia

Cavalcante ATP. Reações Adversas Renais: Injúria Renal Aguda Pós Contraste (IRA-PC) e Nefropatia Induzida pelo Contraste (NIC). 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A angiografia cardíaca com contraste iodado pode causar nefrotoxidade, que é uma lesão renal aguda. Um fator de risco para isso é o valor da creatinina sérica antes do exame. Quanto maior o valor da creatinina sérica, maior o risco de nefrotoxidade. A alternativa correta é a E - 1,5 mg/dL, pois valores acima desse indicam uma função renal comprometida e aumentam o risco de lesão renal aguda após a administração do contraste iodado. Portanto, é importante avaliar a função renal antes da realização desse procedimento e tomar medidas preventivas para minimizar o risco de lesão renal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo