Enquanto é feita a transição do IPv4 para o IPv6, é comum qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2295731 Redes de Computadores
Enquanto é feita a transição do IPv4 para o IPv6, é comum que muitas redes e sistemas operacionais suportem ambos os protocolos. Isso é conhecido como pilha dupla ou "Dual Stack". Significa que um dispositivo ou rede é capaz de se comunicar tanto com endereços IPv4 quanto com endereços IPv6. Essa abordagem facilita a adoção gradual do IPv6 sem interromper a conectividade com dispositivos e serviços ainda baseados no IPv4.

Considerando as formas de atribuir endereço IP em uma rede com pilha dupla, avalie as seguintes proposições:

I- É necessário configurar o servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) para trabalhar com pilha dupla, porque endereços IPv4 e IPv6 só podem ser atribuídos automaticamente via DHCP.
II- Pode-se configurar o servidor DHCPv6 (Dynamic Host Configuration Protocol for IPv6) como uma forma de atribuição automática de endereços IPv6 similar ao que é feito pelo DHCP do IPv4.
III- Não é necessário configurar o DHCPv6 para conseguir atribuição automática do IPv6, bastando usar a autoconfiguração sem estado (stateless autoconfiguration) a partir do identificador da interface do host (normalmente o edereço MAC) e o prefixo global fornecido pelo roteador.
IV- Na pilha dupla, um host com endereço IPv4 192.168.0.28/24 deve ter o IPv6 FD00:db8::192:168:0:28/48.

A partir do conceito de pilha dupla, é CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas