“É tempo de tratar atividade física na gestação como terapia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2433966 Fisioterapia

“É tempo de tratar atividade física na gestação como terapia.” Este é o título do recente editorial publicado por Davies e Artal, pioneiros em referências no estudo sobre atividade física na gestação. Raul Artal, obstetra norteamericano, publicou o primeiro livro sobre atividade física na gestação na década de 1980 e, a partir de seus estudos desenvolvidos nas décadas de 1970 e 1980, houve uma mudança de paradigma sobre a prática de exercícios por mulheres no período gestacional. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) publicou o primeiro guideline sobre atividade física na gestação em 1984, com recomendações consideradas conservadoras, mas que vêm sendo atualizadas. Desde a publicação do guideline da ACOG, muitas pesquisas foram desenvolvidas, e o conhecimento dos efeitos da atividade física, do exercício e do esporte durante a gestação é suficiente para afirmar que, na ausência de contraindicações absolutas, toda gestante deve ser estimulada a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante toda a gestação. No entanto, mesmo na gestação de risco habitual, algumas recomendações e ajustes são necessários diante das adaptações fisiológicas do organismo materno à gestação e dos hábitos de vida pré-gestacionais. A gestação de risco habitual (anteriormente denominada de gestação de baixo risco) é caracterizada quando a gestante não apresenta fatores de risco individuais, sociodemográficos e relacionados à história obstétrica anterior, doença ou agravo que possam interferir negativamente na evolução da gravidez. A gestação de alto risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas do que as da média da população considerada. A atividade física tem sido proposta como medida preventiva ou terapêutica para reduzir as complicações na gravidez e otimizar a saúde materno-fetal. No entanto, as mulheres e os profissionais da saúde ainda têm muitas dúvidas e mitos com relação à prática de atividade física, exercício e esporte na gestação e após o parto. Sobre as recomendações para a prática de atividade física na gestação, analise as afirmativas a seguir.


I. Mulheres previamente sedentárias devem começar com 15 minutos de exercício aeróbico, três vezes por semana, e aumentar gradativamente o tempo de exercício até atingir um mínimo de 150 minutos de atividade física semanal.

II. A intensidade moderada, que representa 60 a 80% da capacidade aeróbica máxima, é recomendada para gestantes.

III. Uma vez que não existe consenso sobre uma idade gestacional limite para a prática de atividade física, as mulheres podem se exercitar até o parto, com exceção de gestações múltiplas, em que as atividades físicas devem ser evitadas pelo maior risco de parto prematuro.



Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas