Sobre o programa de gerenciamento de resíduos nos serviços ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861770 Enfermagem
Sobre o programa de gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde, assinale V para as afirmativas verdadeira e F para as falsas. ( ) Ao realizar um procedimento como a punção venosa, gera-se resíduos de serviços de saúde do tipo perfurocortantes. Esses resíduos são classificados como pertencentes ao grupo E. ( ) Materiais como algodão com sangue e luvas sujas de sangue devem, necessariamente, ser desprezados em recipientes com saco branco leitoso, visto que são resíduos de serviço de saúde infectantes, ou seja, pertencem ao grupo B. ( ) Os resíduos gerados no preparo de medicamentos, como o papel / invólucro da seringa, devem ser desprezados em recipientes destinados aos resíduos do grupo A, ou seja, em sacos brancos leitosos. ( ) O profissional que gerar o resíduo é o responsável por segregar (separar) e descartar o resíduo no recipiente correto, conforme a classificação do grupo correspondente.
Assinale a sequência correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - V F F V

Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender por que essa é a alternativa correta.

( ) Ao realizar um procedimento como a punção venosa, gera-se resíduos de serviços de saúde do tipo perfurocortantes. Esses resíduos são classificados como pertencentes ao grupo E. - V

Resíduos perfurocortantes, como agulhas usadas em punções venosas, são classificados como pertencentes ao grupo E. Essa classificação é correta porque o grupo E abrange materiais que podem causar perfurações ou cortes, e precisam ser descartados com segurança para evitar acidentes.

( ) Materiais como algodão com sangue e luvas sujas de sangue devem, necessariamente, ser desprezados em recipientes com saco branco leitoso, visto que são resíduos de serviço de saúde infectantes, ou seja, pertencem ao grupo B. - F

Algodão com sangue e luvas sujas de sangue são considerados resíduos infectantes, mas eles pertencem ao grupo A, e não ao grupo B. O grupo A inclui materiais com presença de sangue e outros fluidos corporais, enquanto o grupo B refere-se a resíduos químicos, como medicamentos.

( ) Os resíduos gerados no preparo de medicamentos, como o papel / invólucro da seringa, devem ser desprezados em recipientes destinados aos resíduos do grupo A, ou seja, em sacos brancos leitosos. - F

Os resíduos gerados no preparo de medicamentos, como o papel ou invólucro da seringa, não são classificados como do grupo A. Esses materiais geralmente são considerados resíduos comuns, desde que não tenham sido contaminados com produtos químicos ou biológicos. Eles devem ser descartados como lixo comum, e não em sacos brancos leitosos, que são destinados a resíduos infectantes do grupo A.

( ) O profissional que gerar o resíduo é o responsável por segregar (separar) e descartar o resíduo no recipiente correto, conforme a classificação do grupo correspondente. - V

Essa afirmativa está correta. É responsabilidade do profissional que gera o resíduo fazer a segregação e o descarte apropriados conforme as normas de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde. A segregação correta é fundamental para a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 (V ) Ao realizar um procedimento como a punção venosa, gera-se resíduos de serviços de saúde do tipo perfurocortantes. Esses resíduos são classificados como pertencentes ao grupo E

( F) Materiais como algodão com sangue e luvas sujas de sangue devem, necessariamente, ser desprezados em recipientes com saco branco leitoso, visto que são resíduos de serviço de saúde infectantes, ou seja, pertencem ao grupo B

Pertencem ao grupo A

( F) Os resíduos gerados no preparo de medicamentos, como o papel / invólucro da seringa, devem ser desprezados em recipientes destinados aos resíduos do grupo A, ou seja, em sacos brancos leitosos.

Devem ser desprezados em recipientes destinados aos resíduos do grupo D.

( v) O profissional que gerar o resíduo é o responsável por segregar (separar) e descartar o resíduo no recipiente correto, conforme a classificação do grupo correspondente.

(V ) Ao realizar um procedimento como a punção venosa, gera-se resíduos de serviços de saúde do tipo perfurocortantes. Esses resíduos são classificados como pertencentes ao grupo E.

( F) Materiais como algodão com sangue e luvas sujas de sangue devem, necessariamente, ser desprezados em recipientes com saco branco leitoso, visto que são resíduos de serviço de saúde infectantes, ou seja, pertencem ao grupo A.

(F ) Os resíduos gerados no preparo de medicamentos, como o papel / invólucro da seringa, devem ser desprezados em recipientes destinados aos resíduos do grupo D, ou seja, em sacos pretos.

( V) O profissional que gerar o resíduo é o responsável por segregar (separar) e descartar o resíduo no recipiente correto, conforme a classificação do grupo correspondente.

Gabarito: B

GABARITO: B

De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os RSS são classificados em 5 (cinco) grupos: A, B, C, D e E.

Grupo A - engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras. 

Grupo B - contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

Ex: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados, dentre outros.

Grupo C - quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, como, por exemplo, serviços de medicina nuclear e radioterapia etc. 

Grupo D - não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

Ex: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administrativas etc.

Grupo - materiais perfuro-cortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares.

Lembrando que a resoluçao 306/2004 foi revogada pela 422 de 2018

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo