Paciente com doença renal crônica, em diálise, apresenta san...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969571 Medicina
Paciente com doença renal crônica, em diálise, apresenta sangramento pelo óstio do cateter de hemodiálise, hematúria e epistaxe. Exames laboratoriais mostram hemoglobina = 12 g/dl, plaquetas = 120 mil/mm³, INR = 1,2 e PTT = 30 segundos. Nesse caso, a melhor abordagem para o sangramento é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No caso apresentado, a melhor abordagem para o sangramento é a aplicação de desmopressina (DDAVP) venosa, como indicado na alternativa A. A desmopressina é um análogo sintético do hormônio antidiurético (ADH) que tem a capacidade de estimular a liberação de fator de von Willebrand e, consequentemente, aumentar a aderência das plaquetas no local do sangramento. Com isso, a desmopressina é uma opção segura e efetiva para tratar sangramentos em pacientes com doença renal crônica, em diálise, que apresentam plaquetopenia e disfunção plaquetária, como é o caso descrito. As outras alternativas não são apropriadas para o tratamento do sangramento apresentado, já que não abordam as deficiências específicas do paciente.

alternativa correta: A: aplicação de desmopressina (DDAVP) venosa.

justificativa

A desmopressina (DDAVP) é frequentemente utilizada para tratar sangramentos em pacientes com doença renal crônica, pois ela aumenta a liberação do fator de von Willebrand e do fator VIII, melhorando a função plaquetária. Este tratamento é eficaz para controlar sangramentos em pacientes com insuficiência renal, que frequentemente apresentam disfunção plaquetária, mesmo com níveis normais de plaquetas.

análise das demais alternativas

[B]: [Transfusão de plaquetas] - Incorreta, pois os níveis de plaquetas do paciente estão dentro do limite inferior da normalidade e não há evidência de trombocitopenia grave que justificasse a transfusão.

[C]: [Transfusão de hemácias] - Incorreta, pois a hemoglobina do paciente está em 12 g/dl, o que não indica anemia grave ou necessidade imediata de transfusão de hemácias.

[D]: [Administração de corticoide] - Incorreta, pois corticoides não são a primeira linha de tratamento para sangramento em pacientes com doença renal crônica. Eles podem ser utilizados em casos específicos, mas não são o tratamento de escolha.

[E]: [Intensificação das sessões de diálise] - Incorreta, pois a intensificação da diálise não aborda diretamente o problema de sangramento. Pode ser necessária em outras circunstâncias, mas não é a melhor abordagem inicial para o sangramento descrito.

resumo

A desmopressina (DDAVP) venosa é a melhor abordagem para tratar sangramentos em pacientes com doença renal crônica, pois melhora a função plaquetária ao aumentar os níveis do fator de von Willebrand e fator VIII.

pontos chave

  • Desmopressina (DDAVP): Aumenta os níveis do fator de von Willebrand e fator VIII.
  • Função plaquetária: Melhorada pela DDAVP, eficaz em controlar sangramentos.
  • Alternativas inadequadas: Transfusões e corticoides não são o tratamento de escolha neste caso específico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo