Na interpretação dos distúrbios ventilatórios pela avaliação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3065314 Medicina
Na interpretação dos distúrbios ventilatórios pela avaliação funcional pulmonar, o distúrbio ventilatório restritivo é definido pela redução da CPT. O padrão espirométrico sugestivo de restrição está associado com CPT reduzida em menos da metade dos casos. A presença de CFV e VEF1 proporcionalmente reduzidos (relação VEF1/CVF normal) com presença de CPT normal, descartando restrição, foi denominada distúrbio ventilatório "inespecífico". Esse padrão costuma ser encontrado em 10% dos casos em que mensurações de espirometria e volumes pulmonares estáticos são feitas simultaneamente e podem indicar a(s) seguinte(s) possibilidade(s):
I- Esforço/manobra inadequada, podendo ser aferida pela checagem cuidadosa dos critérios de aceitação e repetibilidade das manobras de espirometria.
II- Doença precoce de pequenas vias aéreas com aprisionamento aéreo e/ouenfisema (considerada uma variante de distúrbio ventilatório obstrutivo).
III- Limitação da parede torácica. Pode envolver doenças da pleura, expansiva intratorácica, neurológica ou primária dos músculos respiratórios e/ou deformidade anatômica, comprometendo a expansão da parede torácica.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas