Observe a seguinte afirmação: “Em função do grande número de...
Observe a seguinte afirmação: “Em função do grande número de jovens desempregados devemos focalizar a educação no setor técnico, dirigida aos empregos agora existentes ou então não nos preocuparmos mais com a sua educação”.
O problema argumentativo desse pensamento é
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
Vamos lá:
- Problema: jovens desempregados;
- Solução proposta: focalizar a educação no setor técnico OU não nos preocuparmos mais com a educação dos jovens
➥ Como solução, possuímos dois caminhos, mas será que, realmente, temos uma escolha? Não rsrs. Pessoal, ninguém, em sã consciência, deixaria de investir na educação dos jovens. O argumentador, portanto, força o interlocutor (aquele que ouve) a optar pela primeira resposta.
Exs.:
- "Brasil. Ame-o ou deixe-o" Perceba que teremos que escolher a primeira opção.
- "Você vai se converter à minha igreja ou prefere ser infeliz para o resto da vida?"
Logo:
a) O problema argumentativo desse pensamento é mostrar uma falsa dicotomia entre focalizar a educação no setor técnico ou abandonar o processo educativo. → Correto.
➥ Estudando as demais:
b) fazer uma simplificação exagerada de um problema grave como o desemprego, mostrando uma solução imediata e fácil. → Errado. Pode até ser visto como uma simplificação exagerada, já que focalizar a educação no setor técnico é uma solução muito simples para um problema tão grave quanto o desemprego, mas nenhum elemento do texto permite concluir que a solução dada é imediata e fácil.
- Simplificação exagerada: "é quando tornamos algo mais simples do que ele realmente é. "Para acabar com a violência no Brasil, é só adotar a pena de morte". Muito simples, né? Facílimo. O problema da violência no Brasil é muito complexo, tem raízes históricas. Certamente não seria adotando a pena de morte que o problema da violência no nosso país estaria magicamente resolvido". (profª Sthefanny Alcântara)
c) indicar uma solução para um problema sem indicar os meios ou instrumentos de como atingi-la. → Errado. Ele até indica uma solução e, de fato, não diz quais os meios para atingi-la, mas atenção ao comando: "o problema argumentativo desse pensamento é...". Esse é o problema ARGUMENTATIVO do texto? Não. O problema argumentativo está ligado ao falso dilema, e não à falta de meios para alcançar a solução do problema.
d) utilizar um raciocínio absurdo, como o de abandonar completamente a educação dos jovens. → Errado. Não podemos entender absurdo como "nossa! que solução absurda!". Lembre-se de que a questão trata de falácias argumentativas. De acordo com a própria FGV, raciocínio absurdo é aquele em que se supõe uma ideia contrária à tese defendida para mostrar que essa última (tese defendida) acaba por uma conclusão falsa ou absurda. Não é o que acontece aqui.
- "o raciocínio pelo absurdo (ou apagogia) comprova uma tese utilizando a demonstração do absurdo de uma ideia contrária." (Profª Denise Carneiro)
e) apelar para a autoridade educacional, que recomenda o ensino técnico como solução para o desemprego. → Errado. Além de não ser o problema argumentativo, extrapola as informações dadas.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Letra A (gabarito):
Afirmativa: “Em função do grande número de jovens desempregados devemos focalizar a educação no setor técnico, dirigida aos empregos agora existentes OU então não nos preocuparmos mais com a sua educação”.
- Aqui se tem UMA FALÁCIA, que é chamada de FALÁCIA DA FALSA DICOTOMIA (ou escolha de Sofia): essa falácia acontece quando as premissas de um argumento são colocadas em forma disjuntiva (“ou isto… ou aquilo”) a fim de enganar o ouvinte e faze-lo acreditar que as duas alternativas apresentadas são as únicas possíveis no que diz respeito à questão discutida.
- A verdade é que existem outras alternativas entre uma ou outra, mas a ideia de quem usa essa falácia é justamente forçar a escolha por uma das opções, que seria a opção desejada por ela.
- Por isso, esse argumento tem um problema e é a resposta.
-------------------
Quanto a letra E:
- Não há apelo a autoridade, porque NÃO É CITADO a opinião de um terceiro, especialista no tema, para para justificar uma opinião que se deseja defender.
- Por isso, não está certo afirmar que:
- Há um apelo a autoridade educacional;
- Muito menos que recomenda o ensino técnico como solução.
falsa dicotomia, a ideia equivocada de que existam somente duas posições antagônicas sendo que, na verdade, há outros caminhos.
“Em função do grande número de jovens desempregados devemos focalizar a educação no setor técnico, dirigida aos empregos agora existentes ou então não nos preocuparmos mais com a sua educação”.
Ele tá preocupado com o desemprego ou com a educação desses jovens?
gab: letra A
O ARGUMENTO FOCA EM DUAS ALTERNATIVAS , OU INVESTE NA EDUCAÇÃO TÉCNICA OU ABANDONA A EDUCAÇÃO, COMO SE NÃO HOUVESSE OUTRO MEIO PARA RESOLVER A SITUAÇÃO
OU SEJA, HÁ UMA FALSA DICTOMIA, COMO SE HOUVESSE APENAS ESSE 2 CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo