“Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situaçõ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969592 Psiquiatria
“Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas; o indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente; as situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade; os sintomas são persistentes, presentes por pelo menos seis meses.” Esses critérios diagnósticos referem-se a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a identificação de critérios diagnósticos associados a um tipo específico de transtorno de ansiedade. Para resolvê-la, é necessário entender os sintomas e características de diferentes transtornos mentais, especialmente os relacionados ao comportamento social e à ansiedade.

Alternativa correta: E - Transtorno de Ansiedade Social.

Para justificar esta escolha, vamos analisar o que o enunciado descreve:

  • Medo ou ansiedade acentuados em situações sociais onde o indivíduo pode ser avaliado.
  • O medo de agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente.
  • Evitação de situações sociais ou enfrentamento com intenso medo ou ansiedade.
  • Persistência dos sintomas por pelo menos seis meses.

Esses critérios são característicos do Transtorno de Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social, onde a pessoa tem um medo extremo de avaliação negativa em situações sociais.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - Transtorno de personalidade antissocial: Este transtorno é caracterizado por um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros, não por medo ou ansiedade em situações sociais.
  • B - Transtorno esquizoafetivo: Envolve sintomas de esquizofrenia, como alucinações e delírios, juntamente com sintomas de humor, como depressão ou mania. Não está focado em interações sociais e avaliação por outras pessoas.
  • C - Transtorno de personalidade esquizotípico: Envolve desconforto agudo em relacionamentos próximos, distorções cognitivas ou perceptivas e comportamentos excêntricos, mas não especificamente o medo de avaliação social.
  • D - Distimia: Refere-se a uma forma de depressão persistente e leve, e não a uma resposta de ansiedade em situações sociais.

Entender as características específicas de cada transtorno ajuda a identificar corretamente o transtorno de ansiedade social nesta questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os critérios diagnósticos apresentados referem-se ao Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecido como Fobia Social. Essa condição é caracterizada por um medo ou ansiedade acentuados em situações sociais em que o indivíduo pode ser avaliado por outras pessoas, como falar em público ou conhecer novas pessoas. Essa ansiedade é tão intensa que o indivíduo pode evitar essas situações ou suportá-las com grande desconforto. Os sintomas devem estar presentes por pelo menos seis meses para o diagnóstico. É importante que o aluno esteja atento a esses critérios, pois o TAS é uma condição comum em concursos públicos que envolvem entrevistas ou apresentações públicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo