Com base nas informações do texto I, julgue os itens que se ...
Considere o seguinte texto: “Se há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los, então dois pares de sapatos são colocados em uma mesma caixa. Dois pares de sapatos são colocados em uma mesma caixa. Conclui-se então que há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los”. Nesse caso, o texto expressa uma argumentação que não é válida.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(1) Se há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los, então dois pares de sapatos são colocados em uma mesma caixa.
(2) Dois pares de sapatos são colocados em uma mesma caixa.
(3) Conclui-se então que há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los”.
Em questões desse tipo, precisamos começar pela proposição mais simples, atribuindo um valor a ela. Nesse caso (V).
se a (2) é Verdadeira, teremos uma tautologia na (1): V ou F --> V, porque independemente do termo suficiente, o termo necessário sempre será (V), fazendo a proposição ser sempre verdadeira. Então não importa o valor da proposição "há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los", a (1) sempre está correta. Logo, não se pode afirmar que a (3) é verdadeira.
Questão: CERTO
“Se há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los, então dois pares de sapatos são colocados em uma mesma caixa."
V OU F --> V = V
Nada posso afirmar sobre a 1ª premissa: Se há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los, se V ou F dará o mesmo resultado = V, pois a 2ª premissa: dois pares de sapatos são colocados em uma mesma caixa, a questão afirma ser verdadeira.
Tabela Verdade
P Q P --> Q
V V V
V F F
F V V
F F V
Tal argumentação: Conclui-se então que há mais pares de sapatos do que caixas para acomodá-los, realmente não é válida, pois pode ser V ou F.
PREMISSA 2: DOIS PARES DE SAP EM UMA CAIXA. VERDADE.
LOGO, A PREMISSA 1: P --> DOIS PARES DE SAP SÓ PODERÁ DAR V, POIS: V NA SEGUNDA PARTE DA CONDICIONAL SÓ DARÁ V NA PREMISSA TODA.
A PREMISSA 3 NÃO TEM COMO SABER SE É V OU F. PORTANTO, O TEXTO APRESENTA UM "1" ARGUMENTO QUE NÃO ESTÁ CERTO. QUESTÃO CORRETA.
GABARITO: CERTO
Argumento inválido:
P1: A ----> B
P2: ---->B
C: A
não e possível valorar o argumento em questão, questão diz argumento não válido.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
insta:@bizu.concurseiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo