Sobre vias de administração, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
A questão aborda as diferentes vias de administração de medicamentos, um tema crucial na área de Enfermagem, pois a escolha da via correta impacta diretamente na eficácia e segurança do tratamento medicamentoso.
Justificativa da Alternativa Correta (B): A via subcutânea, de fato, não é tão ricamente suprida por sangue quanto os músculos, o que resulta em uma absorção mais lenta dos medicamentos quando comparada à via intramuscular. Isso ocorre porque o tecido subcutâneo possui menos vasos sanguíneos, fazendo com que a absorção do medicamento dependa da difusão através do tecido adiposo.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: A descrição da via de administração intratecal está incorreta. Na administração intratecal, os medicamentos são introduzidos diretamente no espaço subaracnoide, que é parte do sistema nervoso central, não no espaço epidural. O espaço epidural é utilizado para anestesias epidurais, por exemplo, e está localizado fora da dura-máter, enquanto a via intratecal requer a penetração da dura-máter para atingir o líquido cefalorraquidiano.
C: A heparina e a insulina são tipicamente administradas por via subcutânea e não por via intramuscular. Isso se deve à natureza dessas medicações, que requerem absorção lenta e controlada, alcançada mais eficazmente pelo tecido subcutâneo.
D: A afirmação sobre o músculo ventroglúteo não é verdadeira. Na realidade, o local ventroglúteo é considerado um dos lugares mais seguros para injeções intramusculares, pois é menos provável atingir nervos ou vasos sanguíneos importantes, diferentemente de outros locais, como o glúteo máximo, que possui maior risco de atingir o nervo ciático.
Espero que este comentário tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo