As contas com informações de natureza orçamentária evidencia...
aplicado ao setor público, segundo a natureza das informações que
evidenciam, julgue os itens subsecutivos.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
A despesa pública no Brasil é realizada em consonância com o orçamento de determinado exercício. Uma vez que um dos princípios orçamentários é a anualidade, que determina a vigência do orçamento, para somente o exercício ao qual se refere, não sendo permitida a sua transferência para o exercício seguinte, conclui-se que a despesa orçamentária é executada pelo regime de competência, conforme Art. 35, II da Lei nº 4.320/64, que indica pertencer ao exercício financeiro somente as despesas nele legalmente empenhadas.
Contudo, a norma legal ainda determina em seu Art. 36:
"Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.”
Deste modo, a despesa orçamentária empenhada que não for paga até o dia 31 de dezembro, final do exercício financeiro, será considerada como Restos a Pagar, para fins de encerramento do correspondente exercício financeiro. Uma vez empenhada, a despesa pertence ao exercício financeiro em que o empenho ocorreu, onerando a dotação orçamentária daquele exercício.
Entende-se por Restos a Pagar de Despesas Processadas aqueles cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez já forneceu o material, prestou o serviço ou executou a obra, e a despesa foi considerada liquidada, estando apta ao pagamento. Nesta fase a despesa processou-se até a liquidação e em termos orçamentários foi considerada realizada, faltando apenas à entrega dos recursos através do pagamento.
Já os Restos a Pagar de Despesa Não Processada são aqueles cujo empenho foi legalmente emitido, mas depende ainda da fase de liquidação, isto é, o empenho fora emitido, porém o objeto adquirido ainda não foi entregue e depende de algum fator para sua regular liquidação; do ponto de vista do Sistema Orçamentário de escrituração contábil, a despesa não está devidamente processada.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
a) Registro da Liquidação da Despesa
Sistema Orçamentário
D – Crédito Empenhado
C – Crédito Liquidado
b) Registro da Inscrição dos Restos a Pagar
Sistema Financeiro
D – Despesa
C – Restos a Pagar
c) Cancelamento de Restos a Pagar
Sistema Financeiro
D – Restos a Pagar
C – Desincorporação de Passivos
d) Pagamento de Restos a Pagar
Sistema Financeiro
D – Restos a Pagar
C – Bancos Conta Movimento
são as contas que registram, processam e evidenciam os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária, representadas pelas contas que registram aprovação e execução do planejamento e orçamento, inclusive Restos a Pagar;
O erro está em dizer "financeiros"
De acordo com a NBCT 16.6 as contas com informações de origem PATRIMONIAL registram/processam/evidenciam fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.
As contas com informações de natureza orçamentária registram/processa/evidenciam atos e fatos relacionados com o planejamento e a execução orçamentária.
Complementando, diz o MCASP:
Contas com Informações de Natureza Patrimonial: são as contas que registram, processam e evidenciam os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público, representadas pelas contas que integram o Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD) e Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo