Um texto, seja oral ou escrito, é o discurso de um locutor, ...
Leia o Texto 1 a seguir e responda à questão.
Texto 1:
O discurso relatado em depoimentos da justiça
Evocar ou reproduzir os enunciados emitidos por outros é comum na nossa fala cotidiana. Nos depoimentos prestados na justiça brasileira, isso também acontece, pois, de acordo com a bibliografia jurídica, a testemunha depõe sobre suas percepções sensoriais a respeito dos fatos, o que inclui as falas pronunciadas diante dela ou as que chegaram ao seu conhecimento por meio de outras pessoas. A citação da fala do outro ocupa, portanto, um lugar de destaque nos depoimentos, uma vez que somente por meio dela pode-se reconstruir alguns fatos.
Logo, o discurso citado aparece nos depoimentos como recurso empregado pela testemunha para incluir ou para compor informações. Entretanto, ele aparece também como mecanismo utilizado pelo agente da justiça (juiz, delegado ou escrivão) para realizar o assentamento escrito da fala da testemunha.
Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz, passando a fazer parte do processo, sob uma formalização escrita. Essa passagem do oral para o escrito contribui para o caráter polifônico e controvertido da prova testemunhal, pois é responsável por uma série de interferências dos agentes da justiça na elaboração dos textos escritos, causando um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original. [...]
Fonte: ROMUALDO, Edson C. O discurso relatado em depoimentos da justiça: formas e funções.
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 25, n. 2, p. 233-240, 2003.
Sobre o Texto 1, é INCORRETO afirmar:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva correta letra B
Não são encontrados quaisquer elementos caracterizadores da forma direta ou do discurso direto. Há apenas os argumentos do próprio autor, que é uma narração INDIRETA. Portanto a afirmativa B está incorreta.
linha 1 " é comum na nossa fala cotidiana" não seria um discurso direto?
RESUMIDAMENTE: Discurso direto: Reproduzir a fala do personagem, ex: Maria disse: - vem cá, meu filho.
Discurso indireto: o autor resume o que o personagem disse, exemplo do texto que o escrivão de polícia faz ao ouvir a testemunha e transcreve no papel.
Ainda, pode ocorrer o discurso indireto livre, há fusão de linguagem entre narrador e personagem, sendo difícil saber quem está falando.
Resolvi em 18 12 2018 - 17:45h ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ERREI
O que seria essa "citação livre"?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo