Com base no que expõe Norma Goldstein (2006), uma análise ad...

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Q2006220 Literatura

Texto 1 


Comigo me desavim,

Sou posto em todo perigo;

Não posso viver comigo

Nem posso fugir de mim.


Com dor da gente fugia,

Antes que esta assim crescesse:

Agora já fugiria

De mim, se de mim pudesse.


Que meio espero ou que fim

Do vão trabalho que sigo,

Pois que trago a mim comigo

Tamanho imigo de mim?


SÁ DE MIRANDA, Francisco de. Trova. In: MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos

textos. 33. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.


Texto 2 


Minha senhora de mim



Comigo me desavim

minha senhora

de mim


sem ser dor ou ser cansaço

nem o corpo que disfarço


Comigo me desavim

minha senhora

de mim


nunca dizendo comigo

o amigo nos meus braços


Comigo me desavim

minha senhora

de mim


recusando o que é desfeito

no interior do meu peito


HORTA, Maria Teresa. Cem poemas (antologia pessoal): 22 inéditos.

Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

Com base no que expõe Norma Goldstein (2006), uma análise adequada dos recursos métricos, rítmicos e rímicos observáveis nos textos 1 e 2 está presente na seguinte afirmação: 
Alternativas

Gabarito comentado

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A alternativa correta é a Alternativa A.

Vamos entender o porquê.

Análise da Alternativa A: O ritmo afim ao metro redondilho é caracterizado por versos de cinco ou sete sílabas poéticas (redondilha menor e redondilha maior, respectivamente). Ambos os poemas, tanto o de Sá de Miranda quanto o de Maria Teresa Horta, utilizam uma estrutura de versos que se aproxima desse ritmo. Isso pode ser observado na cadência da leitura e na contagem silábica dos versos. Portanto, essa afirmação é correta.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: A afirmação de que ambos os poemas utilizam apenas rimas consoantes está incorreta. As rimas consoantes são aquelas que apresentam uma correspondência total entre os sons, a partir da última vogal tônica. Nos poemas analisados, há uma presença de rimas que não são completamente consoantes, o que invalida essa alternativa.

Alternativa C: A afirmação sobre a adoção de um esquema constante na distribuição das rimas não se sustenta nos textos. O primeiro poema, de Sá de Miranda, segue uma organização de rimas mais regular, enquanto o poema de Maria Teresa Horta apresenta um esquema mais livre e de estrutura variada, o que refuta a constância afirmada na alternativa.

Alternativa D: Quanto à qualidade das rimas, a afirmação de que há uma utilização equilibrada de rimas pobres e ricas é incorreta. As rimas ricas são aquelas que envolvem um maior número de fonemas em comum, enquanto as pobres têm menos correspondência fônica. Ao observar os textos, não há um equilíbrio que justifique essa descrição.

Esses esclarecimentos devem ajudá-lo a entender como os recursos estilísticos e métricos se manifestam nos poemas.

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