As Dietary Reference Intakes (DRIs), traduzidas como Ingestã...
Coluna 1
1. Estimated Average Requirement (EAR).
2. Recommended Dietary Allowances (RDA).
3. Adequate Intake (AI).
4. Tolerable Upper Intake Level (UL).
5. EAR e UL.
Coluna 2
( ) São as categorias de referência mais adequadas para a avaliação de dietas.
( ) Valor de consumo recomendável, baseado em levantamentos, determinações ou aproximações de dados experimentais, ou ainda, de estimativas de ingestão de nutrientes para grupo(s) de pessoas sadias.
( ) Esta categoria de valores, já empregada nas versões anteriores, deriva do EAR e deve atender às necessidades de um nutriente para 97% a 98% dos indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida.
( ) Este valor de referência corresponde à mediana da distribuição das necessidades de um nutriente em um grupo de indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida. Por essa razão, atende às necessidades de 50% da população.
( ) É definido como o mais alto valor de ingestão diária prolongada de um nutriente que, aparentemente, não oferece risco de efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou sexo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
(5) EAR e UL – são as categorias de referência mais adequadas para a avaliação de dietas.
A EAR é a categoria utilizada para avaliar a adequação de consumo e a UL é a categoria utilizada para avaliação do nível mais alto de ingestão continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos saudáveis num determinado ciclo da vida e sexo.
(3) Adequate Intake (AI) – valor de consumo recomendável, baseado em levantamentos, determinações ou aproximações de dados experimentais, ou ainda, de estimativas de ingestão de nutrientes para grupo(s) de pessoas sadias.
A AI é utilizada quando não há dados suficientes para determinação da RDA. Devem ser utilizados para o planejamento de dietas para os nutrientes que não têm RDA estabelecida.
(2) Recommended Dietary Allowances (RDA) – esta categoria de valores, já empregada nas versões anteriores, deriva do EAR e deve atender às necessidades de um nutriente para 97% a 98% dos indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida.
A RDA é a meta de ingestão de um nutriente para o indivíduo e deve ser utilizada para o planejamento de dietas.
(1) Estimated Average Requirement (EAR) – este valor de referência corresponde à mediana da distribuição das necessidades de um nutriente em um grupo de indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida. Por essa razão, atende às necessidades de 50% da população.
A EAR é a categoria utilizada para avaliar a adequação de consumo.
(4) Tolerable Upper Intake Level (UL) – é definido como o mais alto valor de ingestão diária prolongada de um nutriente que, aparentemente, não oferece risco de efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou sexo.
A UL não é um nível de ingestão recomendada.
Portanto, a sequência correta é 5 – 3 – 2 – 1 – 4, o que corresponde é LETRA D.
Gabarito do Professor: LETRA D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Só para organizar as ideias:
EAR e UL
São as categorias de referência mais adequadas para a avaliação de dietas.
Adequate Intake (AI)
Valor de consumo recomendável, baseado em levantamentos, determinações ou aproximações de dados experimentais, ou ainda, de estimativas de ingestão de nutrientes para grupo(s) de pessoas sadias.
Recommended Dietary Allowances (RDA)
Esta categoria de valores, já empregada nas versões anteriores, deriva do EAR e deve atender às necessidades de um nutriente para 97% a 98% dos indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida.
Estimated Average Requirement (EAR)
Este valor de referência corresponde à mediana da distribuição das necessidades de um nutriente em um grupo de indivíduos saudáveis do mesmo sexo e estágio de vida. Por essa razão, atende às necessidades de 50% da população.
Tolerable Upper Intake Level (UL)
É definido como o mais alto valor de ingestão diária prolongada de um nutriente que, aparentemente, não oferece risco de efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou sexo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo