As palavras dispostas nas orações exercem diferentes funções...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950432 Português
Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2:

    “A linguagem, sendo uma elaboração cultural que se fundamenta na faculdade humana de imaginar, de simbolizar e de comunicar experiências vividas, torna o indivíduo capaz de atuar no mundo pela palavra e de elaborar e atuar também sobre a linguagem.
    Nesse sentido, a língua realiza atividades estruturantes, indeterminadas do ponto de vista semântico e sintático. As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
    A compreensão de textos é uma atividade criativa, e não simplesmente reativa; não é uma questão de reagir, mas de agir sobre os objetos da cultura. Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. Pois a língua não é totalmente transparente, podendo também ser ambígua ou polissêmica.”(p.50).

Fonte: COLARES, Virgínia. Retextualização do depoimento judicial oral em texto escrito. Veredas - Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 9, n. 1 e n. 2, p. 29-54, jan./dez. 2005.
As palavras dispostas nas orações exercem diferentes funções sintáticas, de modo a possibilitar a transmissão da informação.
INDIQUE o termo da oração que NÃO consta na frase a seguir:
“Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos.”
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab : A



Na expressão trata-se de, o verbo tratar atua como verbo transitivo indireto, com regência da preposição de, e a partícula se atua como um índice de indeterminação do sujeito. Já elimina d e c.


O complemento nominal está na expressão " reconstrução de sentidos " , pois temos o sentido passivo : sentidos são reconstruídos .

“Trata (verbo transitivo indireto) -se (Índice de Indeterminação do Sujeito - IIS) de uma atividade dialógica de seleção (Complemento nominal), reordenação (Complemento nominal)e reconstrução de sentidos (Complemento nominal) (Objeto Indireto).”


Na frase acima, percebe-se inexistir adjunto adverbial, uma vez que não há modalização da ação ou dos nomes presentes. Por outro lado, existem na oração sujeito indeterminado pela partícula “se”, objeto indireto regido pela preposição “de” e o complemento nominal “de sentido”, regido pelas palavras “reordenação” e “reconstrução”.


Logo, correta a letra A.


Professora Flávia Rita.

Trata-se (VTI + se, resultando em Indice de Indeterminação do Sujeito ou Sujeito Indeterminado);

de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. (Objeto Indireto)

de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos (Complemento Nominal do Substantivo Abstrato "atividade")


Portanto, não temos Adjunto Adverbial na oração.


Gab.: A

Errei. Compreendi que haveria um sujeito desinencial, implícito, pois é a "compreensão de textos" (citada logo antes) que seria uma "uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos". Entendi desta forma, apesar de saber que o "trata-se" pode ter a função de indeterminação do sujeito. Alguém pode dizer qual é o equivoco desta minha interpretação? O trecho "uma atividade dialógica..." não se refere à atividade de "compreensão de textos"?

Resposta letra A. Questão exigia apenas conhecimentos sintáticos do candidato.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo