A concordância é um fenômeno sintático. É o produto dos ajus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950434 Português
Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2:

    “A linguagem, sendo uma elaboração cultural que se fundamenta na faculdade humana de imaginar, de simbolizar e de comunicar experiências vividas, torna o indivíduo capaz de atuar no mundo pela palavra e de elaborar e atuar também sobre a linguagem.
    Nesse sentido, a língua realiza atividades estruturantes, indeterminadas do ponto de vista semântico e sintático. As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
    A compreensão de textos é uma atividade criativa, e não simplesmente reativa; não é uma questão de reagir, mas de agir sobre os objetos da cultura. Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. Pois a língua não é totalmente transparente, podendo também ser ambígua ou polissêmica.”(p.50).

Fonte: COLARES, Virgínia. Retextualização do depoimento judicial oral em texto escrito. Veredas - Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 9, n. 1 e n. 2, p. 29-54, jan./dez. 2005.
A concordância é um fenômeno sintático. É o produto dos ajustes entre as palavras, de modo a indicar as flexões de gênero e de número.
Analise a concordância nominal dos trechos em destaque na frase abaixo.
As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
IDENTIFIQUE as asserções com (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Quando temos dois ou mais substantivos, o(s) adjetivo(s) a eles relacionados pode(m) concordar com o substantivo mais próximo ou com a totalidade. ( ) O adjetivo “linguísticas” concorda em gênero e número com o substantivo “estruturas”. ( ) O adjetivo “discursivos” refere-se aos dois substantivos: “significações” e “sentidos”. ( ) O particípio “aprisionados” está concordando no masculino plural, uma vez que “significações” e “sentidos” são substantivos de gêneros diferentes.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para mim a última conjunção "e" do período "As significações e os sentidos textuais e discursivos" limita o adjetivo a "sentidos textuais", apenas.

Alguém discorda?

Bryan, também pensei dessa forma! 

 

Acho que a primeira assertiva é falsa, o adjetivo anteposto aos substantivos só pode concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo. A assertiva dá a impressão de quem sempre pode haver duas concordâncias.

Esse gabarito não pode estar certo.

 O adjetivo “discursivos” refere-se aos dois substantivos: “significações” e “sentidos”.  - ISSO É FALSO

Fiquei com uma dúvida na interpretação do 1o item

( ) Quando temos dois ou mais substantivos, o(s) adjetivo(s) a eles relacionados pode(m) concordar com o substantivo mais próximo ou com a totalidade. --> É PARA AVALIAR A FRASE ISOLADAMENTE ou analisar se ela se aplica ao trecho?

NESTE CASO está ok porque tanto faz concordar com o mais próximo ou a totalidade (resulta no plural masculino).


Agora no item ( ) O adjetivo “discursivos” refere-se aos dois substantivos: “significações” e “sentidos”. há no mínimo ambiguidade !

Porém, não é nenhum absurdo atribuir valor discursivo a "significações" e a "sentidos" ; pelo contrário, faz todo o sentido...


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo