Homem, 25 anos, dá entrada na emergência com quadro de dor ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969608 Medicina
Homem, 25 anos, dá entrada na emergência com quadro de dor torácica ventilodependente, taquidispneia e SO2 de 70%. É portador de anemia falciforme, fazendo uso de ácido fólico e hidroxiureia de 1 grama ao dia. Tendo em vista esse quadro, é possível afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - os diagnósticos de síndrome torácica aguda, infecção e crise falcêmica são os principais diagnósticos diferenciais.

O tema central da questão é a anemia falciforme, uma doença genética caracterizada pela presença de hemoglobina S, que pode causar diversas complicações clínicas, incluindo crise falcêmica e síndrome torácica aguda. O cenário descrito no enunciado apresenta um paciente jovem, com dor torácica ventilodependente e baixa saturação de oxigênio, uma combinação sugestiva de complicações agudas associadas à anemia falciforme.

Justificativa da Alternativa Correta (A): A síndrome torácica aguda é uma complicação comum e séria em pacientes com anemia falciforme, caracterizada por dor torácica, febre, e infiltrado pulmonar novo. A crise falcêmica pode causar dor torácica devido à vaso-oclusão. Portanto, os diagnósticos diferenciais listados são apropriados e frequentes em pacientes com anemia falciforme que apresentam sintomas respiratórios e dor torácica.

Análise das Alternativas Incorretas:

B: Esta alternativa sugere investigação de dor coronariana. No entanto, o quadro clínico descrito é mais compatível com complicações de anemia falciforme do que com uma síndrome coronariana aguda, especialmente considerando a idade do paciente e a história prévia.

C: A hidroxiureia é, de fato, utilizada para aumentar a hemoglobina fetal e reduzir complicações da anemia falciforme. No entanto, a afirmação de que está indicada para todos os pacientes é incorreta, pois sua indicação depende da frequência e gravidade das crises do paciente.

D: A presença de esplenomegalia não é necessária para o diagnóstico de anemia falciforme. Pelo contrário, muitos pacientes podem ter autoesplenectomia devido à repetida vaso-oclusão, levando a um baço pequeno ou ausente.

E: A hidroxiureia não diminui, mas sim aumenta a hemoglobina fetal, ajudando a prevenir crises vaso-oclusivas. Portanto, a orientação de suspender o seu uso em casos graves está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - os diagnósticos de síndrome torácica aguda, infecção e crise falcêmica são os principais diagnósticos diferenciais. O paciente apresenta dor torácica ventilodependente, taquidispneia e baixa saturação de oxigênio, sintomas que sugerem um quadro agudo e grave. Além disso, o paciente é portador de anemia falciforme, o que aumenta a suspeita de uma crise falcêmica. No entanto, o quadro também pode ser decorrente de uma infecção pulmonar ou de uma síndrome torácica aguda, uma complicação comum em pacientes com anemia falciforme. Portanto, os diagnósticos diferenciais devem ser considerados e investigados para a definição do tratamento adequado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo