Leia o texto a seguir, completando as lacunas.No que diz res...
Poema 1
O laço de fita
Não sabes, criança? 'Stou louco de amores...
Prendi meus afetos, formosa Pepita.
Mas onde? No templo, no espaço, nas névoas?!
Não rias, prendi-me
Num laço de fita.
Na selva sombria de tuas madeixas,
Nos negros cabelos da moça bonita,
Fingindo a serpente qu'enlaça a folhagem,
Formoso enroscava-se
O laço de fita.
Meu ser, que voava nas luzes da festa,
Qual pássaro bravo, que os ares agita,
Eu vi de repente cativo, submisso
Rolar prisioneiro
Num laço de fita.
E agora enleada na tênue cadeia
Debalde minh'alma se embate, se irrita...
O braço, que rompe cadeias de ferro,
Não quebra teus elos,
Ó laço de fita!
Meu Deusl As falenas têm asas de opala,
Os astros se libram na plaga infinita.
Os anjos repousam nas penas brilhantes...
Mas tu... tens por asas
Um laço de fita.
Há pouco voavas na célere valsa,
Na valsa que anseia, que estua e palpita.
Por que é que tremeste? Não eram meus lábios...
Beijava-te apenas...
Teu laço de fita.
Mas ai! findo o baile, despindo os adornos
N'alcova onde a vela ciosa... crepita,
Talvez da cadeia libertes as tranças
Mas eu... fico preso
No laço de fita.
No que diz respeito à metrificação dos poemas, conforme Norma Goldstein (2006), o poema 1 apresenta simetria, sendo estruturado em oito estrofes de cinco versos, em que os três primeiros são ____________________ ,e os dois últimos são uma ____________________. No poema 2, os versos apresentam métrica ____________.
As palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima são:
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Alternativa Correta: C
A questão aborda a metrificação poética, que é um aspecto fundamental da estilística na literatura. A análise métrica envolve o estudo do número de sílabas poéticas em cada verso, assim como a estrutura das estrofes. Para resolver esta questão, é necessário um bom entendimento sobre os tipos de versos e suas classificações.
No Poema 1, de Castro Alves, a estrutura métrica é bastante elaborada. Os três primeiros versos de cada estrofe são endecassílabos, ou seja, versos de onze sílabas poéticas. Isso é característico de uma poesia mais formal e estruturada. Os dois últimos versos de cada estrofe são uma redondilha menor, que são versos de cinco sílabas poéticas. Essa combinação cria um ritmo interessante e variado ao longo do poema.
Já no Poema 2, de Paulo Leminski, a métrica é irregular. Isso significa que não há um padrão fixo quanto ao número de sílabas nos versos, o que é comum em poesias contemporâneas, onde a liberdade de forma muitas vezes é explorada para expressar sentimentos e conceitos de maneira mais fluida e pessoal.
Justificativa das Alternativas:
- A - alexandrinos – redondilha menor – regular: Incorreta. O poema 1 não contém versos alexandrinos (12 sílabas). Além disso, a métrica do poema 2 é irregular.
- B - alexandrinos – redondilha maior – regular: Incorreta. Novamente, os versos do poema 1 não são alexandrinos, e a redondilha maior refere-se a versos de sete sílabas, o que não é o caso aqui.
- C - endecassílabos – redondilha menor – irregular: Correta. Esta é a alternativa que descreve com precisão a estrutura métrica dos poemas.
- D - endecassílabos – redondilha maior – irregular: Incorreta. Embora correta quanto aos endecassílabos e à irregularidade, a redondilha maior (sete sílabas) não aparece no poema 1.
Os conceitos de redondilha menor e endecassílabos são importantes na literatura e frequentemente são explorados em provas de concursos públicos. A análise métrica é uma habilidade essencial para a interpretação poética e compreensão do estilo de um autor.
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