Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950436 Redação Oficial
Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento a respeito do atributo da formalidade e padronização na Redação Oficial.

a) O atributo que orienta quanto à organização das ideias fundamentais e secundárias que existe no texto é o da concisão. Assim, este item não trata da formalidade e, portanto, é o incorreto.
b) A formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. Sendo assim, esta afirmativa está correta.
c) A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Dessa forma, é preciso ajustar o pronome de tratamento à autoridade a quem se dirige e, portanto, esta afirmativa está correta.
d) O atributo da formalidade estabelece que o texto oficial deve ser escrito sem erros. Assim, inferimos que usar o padrão culto da linguagem é um requisito para atender a essa característica e, portanto, esta afirmativa está correta.

Gabarito do professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

 

 

Manual de Redação Oficial da Presidência da República

 

As comunicações oficiais devem ser sempre formais, obedecendo a certas regras de forma: impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem e formalidade de tratamento, que abrange muito mais que os pronomes de tratamento para autoridades de certos níveis. A formalidade diz respeito à polidez (gentileza/cortesia), à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

       

GABARITO A

 

As comunicações oficiais devem ser sempre FORMAIS, isto é, obedecem a certas regras de forma. Além das exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem ( alternativa D ), é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento ( alternativa C ) para uma autoridade de certo nível (Emprego dos Pronomes de Tratamento); mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade ( alternativa B ) dado ao assunto do qual cuida a comunicação. 

CONCISO é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Numa releitura de texto que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias é preciso cortar palavras inúteisredundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

 

A) CERTO. Procure perceber certa hierarquia de idéias que existe em todo texto de alguma complexidade: ideias fundamentais e ideias secundárias. Estas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas EXISTEM também IDEIAS SECUNDÁRIAS que NÃO acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso,DISPENSAR essas ideias secundárias. Logo, um texto conciso é aquele organizado de modo que as ideias possuam um encadeamento lógico, sem repetições e sem argumentos desnecessários.

GABARITO: A

O uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial.

"Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.

Bons estudos!

Gabarito A

IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:

Formalidade e Padronização: As comunicações oficiais devem ser sempre formais. "É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas." * Manual da Redação Oficial da Presidência da República.

A alternativa A se trata da OBJETIVIDADE, não da formalidade, conforme o Manual:

Objetividade: "Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias. Procure perceber certa hierarquia de ideias que existe em todo texto de alguma complexidade: as fundamentais e as secundárias. Essas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também ideias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas, o que também proporcionará mais objetividade ao texto." * Manual da Redação Oficial da Presidência da República.

Tudo posso Naquele que me fortalece!

GAB. A

NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial: A hierarquia entre as ideias: fundamentais e secundárias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo