O tipo de solo que apresenta a maior representação geográfic...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender a questão e a alternativa correta!
A alternativa correta é: E - latossolo.
Os latossolos são o tipo de solo que mais se destaca no Brasil em termos de abrangência geográfica. Eles são, em geral, solos profundos, antigos, bem drenados e homogêneos. Uma característica marcante dos latossolos é a baixa quantidade de silte e de materiais facilmente intemperizáveis, ou seja, materiais que se decompõem com facilidade. Além disso, possuem uma estrutura granular e são sempre ácidos.
Para entender melhor, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Argissolo: Esse tipo de solo não é tão comum quanto o latossolo no Brasil. Os argissolos são conhecidos por terem uma camada de argila acumulada e geralmente possuem uma fertilidade natural mais alta.
B - Luvissolo: Esse solo é menos representativo no Brasil e é caracterizado pela alta saturação por bases, ou seja, ele não é sempre ácido como o latossolo.
C - Neossolo: Os neossolos são solos jovens, pouco desenvolvidos, e não apresentam as características de profundidade e homogeneidade dos latossolos.
D - Nitossolo: Embora os nitossolos sejam profundos e bem drenados, eles não são tão comuns quanto os latossolos e possuem uma textura mais argilosa e uma fertilidade natural moderada a alta.
Portanto, a alternativa que melhor descreve um solo com as características mencionadas na questão é realmente o latossolo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
latossolo.
Latossolos: São solos pouco férteis, presentes geralmente em climas quentes e úmidos, com profundidades superiores a 2m.
A. Argissolo: É um tipo de solo característico de regiões tropicais (quentes e úmidas), como é o caso do Brasil. Também é chamado de solo pesado. Em geral, após a chuva, os terrenos de solos argilosos absorvem bastante água e ficam encharcados.
B. Luvissolo: ocorre normalmente em áreas de clima seco, geralmente em áreas de relevo mais acidentado, variando de ondulados a fortemente ondulados. São solos naturalmente permeáveis e quimicamente férteis (boa saturação por bases, alumínio baixo ou nulo, e quantidade expressiva de argilominerais 2:1).
C. Neossolo: solo pouco evoluído, constituído por material mineral ou por material orgânico com menos de 20 cm de espessura, não apresentando nenhum tipo de horizonte B diagnóstico.
D. Nitossolo: solos minerais argilosos com 350g/kg ou mais de argila, apresenta cerosidade devido o seu material de origem ser um diabásio. Tem argila de atividade baixa ou caráter alítico na maior parte do horizonte B, dentro de 150 cm da superfície do solo. Os nitossolos ocorrem em cerca de 1,5% do país, concentrando-se, principalmente, na região Sul e parte da região do oeste paulista.
E. Latossolo: é uma ordem que reúne solos caracterizados por seu avançado estádio de intemperismo, serem constituídos de argilas oxídicas e silicatadas do tipo 1:1, estrutura granular, alta condutividade hidráulica, baixo teor de sílica, alta acidez, alto teor de alumina, e usualmente baixo teor de cátions trocáveis. Os Latossolos dominam nas paisagens do Centro- Oeste. Distribuem-se em aproximadamente 35% da região, ocupando áreas aplainadas, geralmente sob vegetação de cerrado, de textura variando de média a muito argilosa, fertilidade baixa a média e elevado potencial agrícola.
Gabarito letra E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo