O principal déficit neurológico de uma hemorragia occipital ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969615 Medicina
O principal déficit neurológico de uma hemorragia occipital denomina-se: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - hemianopsia.

Uma hemorragia occipital afeta o lobo occipital do cérebro, que é a região responsável principalmente pelo processamento da visão. Quando ocorre um sangramento nessa área, o principal déficit neurológico observado é a hemianopsia, que é a perda de metade do campo visual em ambos os olhos. Esse déficit se deve ao comprometimento das vias visuais que terminam no córtex occipital.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - Afasia: A afasia é um distúrbio da linguagem causado por danos em áreas específicas do cérebro relacionadas à linguagem, geralmente nos lobos frontal e temporal. A hemorragia no lobo occipital não está associada à afasia, pois não afeta diretamente essas áreas.

B - Delirium: O delirium é um estado confusional agudo e não está diretamente relacionado a um déficit específico do lobo occipital. O delirium pode ser uma consequência secundária de uma lesão cerebral, mas não é o principal déficit associado a uma hemorragia occipital.

D - Hemiperda sensorial: Esse termo refere-se à perda de sensibilidade em um lado do corpo, normalmente associada a lesões no lobo parietal ou no tálamo, não no lobo occipital.

E - Fraqueza de braço: A fraqueza de um membro indica geralmente um comprometimento motor, associado a lesões nas áreas motoras do cérebro, como o lobo frontal ou a via piramidal, não afetando tipicamente a região occipital.

Em resumo, cada alternativa incorreta refere-se a déficits que ocorrem em outras partes do cérebro ou têm outras causas, enquanto que a hemianopsia é o déficit visual correlacionado diretamente com lesões no lobo occipital.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta para a questão é a C, pois "hemianopsia" é o déficit neurológico principal de uma hemorragia occipital. A hemianopsia é a perda de campo visual em metade do campo visual, o que ocasiona uma redução drástica da visão, podendo chegar até a cegueira total. As outras alternativas não se relacionam diretamente com este déficit neurológico e não explicam a principal característica desta condição.

Questão sobre

Déficit neurológico de uma hemorragia occipital

alternativa correta:

C: hemianopsia

justificativa

A hemorragia occipital afeta a região do cérebro responsável pelo processamento da visão. A hemianopsia é um déficit visual caracterizado pela perda de metade do campo visual em ambos os olhos, o que é um sintoma típico de lesões na área occipital.

análise das demais alternativas

A afasia é uma deficiência na linguagem, geralmente associada a lesões nas áreas frontais ou temporais do cérebro, não na área occipital.

O delirium é uma condição de confusão mental aguda, e não é especificamente um déficit neurológico relacionado a lesões na área occipital.

[D]: Hemiperda sensorial A hemiperda sensorial refere-se à perda de sensibilidade em um lado do corpo, tipicamente associada a lesões no córtex sensorial, não na área occipital.

[E]: Fraqueza de braço A fraqueza de braço é geralmente resultado de lesões no córtex motor, não na área occipital.

resumo

A alternativa correta é a C, pois a hemianopsia é o principal déficit neurológico associado a uma hemorragia occipital.

pontos chave

  • Hemorragia occipital: Afeta a região do cérebro responsável pelo processamento da visão.
  • Hemianopsia: Perda de metade do campo visual em ambos os olhos.
  • Afasia: Associada a lesões nas áreas frontais ou temporais.
  • Delirium e hemiperda sensorial: Não específicos de lesões occipitais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo