Bosi (2006) afirma que uma leitura crítica da poesia concret...
Com base nas análises do autor sobre o movimento concretista brasileiro, é correto afirmar que
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Gabarito comentado
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A alternativa correta é a Alternativa D.
Poesia Concreta é um movimento literário que busca romper com as formas tradicionais da poesia, aproximando-a das artes visuais. Criada no Brasil nos anos 1950, teve como principais expoentes Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. Estes poetas introduziram uma nova forma de expressão poética que se afastava do verso convencional, voltando-se para a visualidade e a espacialidade do texto. O movimento propôs uma poesia que privilegia a aparência gráfica, a estrutura espacial e a relação entre palavra e imagem.
A afirmação correta (Alternativa D) enfatiza que os poetas concretos brasileiros levaram ao extremo processos criativos de vanguardas como futurismo, dadaísmo e surrealismo. Isso se alinha com o espírito das vanguardas europeias do início do século XX e com a fase mais polêmica do Modernismo de 1922 no Brasil, que também foi marcada pela experimentação e ruptura com as tradições literárias.
Alternativa A está incorreta porque, apesar de "Noigandres 1" ser uma publicação importante dos poetas concretos, o marco inicial do Concretismo no Brasil é geralmente associado à publicação do "Plano-Piloto da Poesia Concreta" em 1958, não à antologia de 1950.
Alternativa B não é correta porque, embora a poesia concreta realmente buscasse inovar em aspectos semântico, morfológico e sintático, a abolição do verso não era o único nem o principal foco das inovações propostas. A relação entre a visualidade do poema e suas múltiplas leituras era mais central.
Alternativa C está incorreta ao mencionar as antologias "Noigandres 2, 3 e 5" como um distanciamento gradual do Concretismo em relação à poesia de 45, pois essa separação já era clara desde as primeiras manifestações do movimento concretista, com um foco definido e revolucionário em relação à forma e ao conteúdo.
A Poesia Concreta convida a uma leitura que transcende a simples apreciação verbal, exigindo do leitor uma interação visual e sensorial. Esta questão do concurso exige do candidato um entendimento da história e dos princípios do movimento, além de um conhecimento sobre a relação entre a poesia concreta e outros movimentos de vanguarda.
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