No que se refere à evolução, uma evidência anatômica de sua ...
No que se refere à evolução, uma evidência anatômica de sua existência foram os órgãos vestigiais, esses que podem não desempenhar nenhuma função em determinadas espécies, sendo homólogos a órgãos que são importantes para outras espécies. Os órgãos vestigiais representam algo na evolução? Marque a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: São evidências de parentesco entre as espécies.
Vamos entender por que esta é a alternativa correta e as outras não são.
Os órgãos vestigiais são estruturas anatômicas que perderam a maior parte ou toda a sua função original ao longo da evolução. Eles são importantes porque indicam a ancestralidade comum entre diferentes espécies. Por exemplo, o apêndice no ser humano é um órgão vestigial que era usado por nossos ancestrais para digerir celulose, uma função que perdeu importância ao longo da evolução. Assim, a presença de órgãos vestigiais em diferentes espécies sugere um parentesco evolutivo.
Agora, vamos analisar cada uma das alternativas:
A - São evidências de parentesco entre as espécies.
Esta alternativa é correta porque os órgãos vestigiais demonstram que espécies diferentes compartilham um ancestral comum. Isso é uma evidência de que essas espécies estão relacionadas evolutivamente.
B - Não possuem nenhuma função na evolução.
Esta alternativa está incorreta. Embora os órgãos vestigiais possam não desempenhar uma função ativa no organismo atual, eles são muito importantes na compreensão da evolução, pois indicam modificações anatômicas e funcionais ao longo do tempo.
C - São importantes para identificação das espécies.
Embora os órgãos vestigiais possam ser considerados na classificação de espécies, a principal relevância deles é como evidência de parentesco evolutivo, e não especificamente para a identificação das espécies.
D - Demonstram as especificidades de determinadas espécies.
Esta alternativa está incorreta porque os órgãos vestigiais não demonstram as especificidades de uma espécie, mas sim as modificações evolutivas que ocorreram em relação aos seus ancestrais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo