Levando-se em conta as possibilidades de foco narrativo apre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2006237 Literatura
Os que regressavam consigo, clérigos, astrólogos genoveses, comerciantes judeus, aias, contrabandistas de escravos, brancos pobres do Bairro Prenda, do Bairro da Cuca, abraçados a volumes de serapilheira, a malas atadas com cordéis, a cestos de verga, a brinquedos quebrados, formavam uma serpente de lamentos e miséria aeroporto adiante, empurrando a bagagem com os pés (na faixa reservada aos passageiros em trânsito passavam islandeses altos e desgrenhados como pássaros de rio) na direcção de uma secretária a que se sentava, em um escabelo, um escrivão que lhe perguntou o nome (Pedro Álvares quê?), o conferiu numa lista datilografada cheia de emendas e de cruzes a lápis tirou os óculos de ver ao perto para o examinar melhor, inclinado de banda no poleiro de fórmica, passeou o polegar errático no bigode e inquiriu de repente Tendes família em Portugal?, e eu disse Senhor não, muito depressa, sem pensar, porque a minha velha se finou de icterícia há seis anos e dos tios que aqui permaneceram quase não me recordo ou não me recordo nunca, ignoro se ficaram em Coruche e se ficaram onde moram, com quem moram, quantos filhos têm, se estão vivos.


ANTUNES, António Lobo. As naus. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

Levando-se em conta as possibilidades de foco narrativo apresentadas por Lígia Chiappini Moraes Leite (2002), com base na tipologia de Norman Friedman, observa-se no excerto e ao longo do romance o uso de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - onisciência seletiva múltipla. Vamos entender o porquê.

No trecho extraído do romance "As naus" de António Lobo Antunes, observa-se uma narração onde o foco narrativo não se limita a um único personagem, mas sim apresenta múltiplas vozes e perspectivas. Isso é característico da onisciência seletiva múltipla, onde o narrador é capaz de entrar nas mentes de diferentes personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos em momentos distintos.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - autor onisciente intruso: Essa opção se refere a um tipo de narrador que, além de onisciente, faz comentários pessoais e interage diretamente com o leitor, muitas vezes interrompendo a narrativa. No excerto de Antunes, não há uma intervenção direta do narrador desta forma.

B - narrador protagonista: Neste caso, o narrador é o próprio protagonista da história, narrando os eventos de um ponto de vista pessoal. Porém, no excerto, o foco não está restrito apenas a um único personagem narrador, mas sim a vários, conforme a onisciência seletiva múltipla sugere.

C - modo dramático: Este modo é caracterizado pela apresentação direta dos eventos, como em uma peça de teatro, sem a intervenção do narrador, geralmente se observando um diálogo direto. No trecho apresentado por Antunes, há uma narração com acesso aos pensamentos e sentimentos dos personagens, o que não é compatível com o modo dramático.

A escolha da onisciência seletiva múltipla evidencia a capacidade do narrador de explorar a subjetividade de vários personagens, enriquecendo a narrativa ao apresentar múltiplas perspectivas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Como os comentários dos professores estão um pouco escassos, se algum colega puder colaborar agradeço.

NÃO ENTENDI ESTA QUESTÃO

ONISCIÊNCIA SELETIVA MÚLTIPLA ou MULTISSELETIVA

Não há propriamente NARRADOR. A HISTÓRIA vem diretamente, através da mente das personagens, das impressões que fatos e pessoas deixam nelas. Há um predomínio quase absoluto da CENA.

NARRADOR ONISCIENTE INTRUSO:

Ao mesmo tempo que narra a história, critica os personagens e insere juízos de valor sobre algumas ações.

Assim, ele é livre para julgar e se posicionar sobre os fatos da trama e, portanto, apresenta sua opinião.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo