Considere as afirmativas abaixo, referentes a conceito...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q508107 Engenharia Civil
Considere as afirmativas abaixo, referentes a conceitos para elaboração de um projeto de instalações prediais de esgotos sanitários.

I A instalação primária de esgoto é o conju nto de tubulações e dispositivos a os quais não têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

II A tubulação de ventilação primária é o prolongamento do tubo de queda acima do ramal mais alto a ele ligado e com extremidade superior aberta à atmosfera situada acima da cobertura do prédio.

III O ramal de esgoto é a tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.

IV A Unidade de Hunter de Contribuição (UHC) é o fator numérico que representa a contribuição considerada em função da utilização habitual de cada tipo de aparelho sanitário.

Em relação aos projetos de instalações prediais de esgotos sanitários, estão corretos os conceitos
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - INSTALAÇÃO SECUNDÁRIA - SEM ACESSO AOS GASES
II - CORRETA
III - RAMAL DE DESCARGA
IV - CORRETA

INSTALAÇÃO SECUNDÁRIA: Conjunto de tubulações e dispositivos onde NÃO têm acesso aos gases. 

RAMAL DE ESGOTO: Tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga.

A tubulação de ventilação primária pode ser ligada aos tubos de queda, mas não é um prolongamento deles e sim uma tubulação independente, portanto, ao meu ver, a assertiva II também é incorreta.

3.45 Tubulação de ventilação primária: Prolongamento do tubo de queda acima do ramal mais alto a ele ligado e com extremidade superior aberta à atmosfera situada acima da cobertura do prédio.

NBR 8160

Instalação primária - Gases com acesso

Instalação secundária - Gases sem acesso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo