À semelhança do exemplo utilizado por Marcos Bagno para ilus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2006241 Português
Erro de português – de onde vem essa ideia?

Marcos Bagno 

texto_2 1 .png (712×467)
texto_2 2.png (714×456)

texto_2 3.png (712×354)
texto_2 4.png (713×588)

Disponível em: <https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/erro-de-portugues-de-onde-vemessa-ideia> Acesso em: 26 dez. 2020. Grifos do autor.

À semelhança do exemplo utilizado por Marcos Bagno para ilustrar o fenômeno da mudança linguística, a regência verbal também se altera com o tempo, haja vista os falantes passarem a empregar os verbos de maneira nova, seja por atribuir a eles outros sentidos, seja por estabelecer paralelismos com verbos de significado semelhante. Na contramão do que defende o linguista, as gramáticas continuam apresentando listas que prescrevem o uso convencionado como correto, contemplando algumas variantes apenas quando incorporadas por produções literárias, conforme ocorre na Gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha e de Lindley Cintra (2016).
Das sentenças apresentadas abaixo, a que contém um caso de mudança atinente à regência verbal registrado por Cunha e Cintra é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A regência do verbo ESQUECER afirma que, quando pronominal, ele se torna um VTI regido pela preposição (DE) e dessa forma:

Quem se esquece, esquece (de) algo

Esqueceu-se (de) que deveria ir à repartição resolver pendências

ALTERNATIVA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo