Opondo-se às declamações petrificadas da Comédie française, ...
Opondo-se às declamações petrificadas da Comédie française, no final do século XIX emerge na cena teatral as encenações dos textos de Ibsen, Zola e Hauptmman. As obras apresentavam um novo componente teatral: a quarta parede. “Quando a cena requeria, o ator voltava as costas para a plateia. A primeira lei da direção cênica era, não mais, o efeito pictórico frontal, voltado para o espectador – mas, a posição relativa dos atores, exigida pelo curso da ação e pelo diálogo.” (BERTHOLD, 2006). Representa este momento da história do teatro o
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Opondo-se às declamações petrificadas da Comédie française, no final do século XIX emerge na cena teatral as encenações dos textos de Ibsen, Zola e Hauptmman.
- As obras apresentavam um novo componente teatral: a quarta parede. “Quando a cena requeria, o ator voltava as costas para a plateia.
- A primeira lei da direção cênica era, não mais, o efeito pictórico frontal, voltado para o espectador – mas, a posição relativa dos atores, exigida pelo curso da ação e pelo diálogo.” (BERTHOLD, 2006).
- Representa este momento da história do teatro o naturalismo de André Antoine.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo