A crise do drama, que emerge nos anos pós-guerra, apresenta ...
“ESTRAGON. - Didi. VLADIMIR. - O que? ESTRAGON. - Não posso continuar assim. VLADIMIR. - Diz isso facilmente. ESTRAGON. - E se nos separássemos? Quiçá nos fosse melhor. VLADIMIR. - Amanhã nos enforcaremos. (Pausa) A não ser que venha Godot. ESTRAGON. - E se vier? VLADIMIR. - Estaremos salvos. (...)”
(Trecho do texto Esperando Godot de Samuel Beckett)
O mundo via surgir uma nova possiblidade de escrita na figura de grandes dramaturgos. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. Samuel Beckett, Ionesco e Edward Albee diagnosticaram a falência do texto dramático tradicional; II. O teatro do absurdo é considerado a vanguarda dramática do pós-guerra III. O teatro do absurdo investe em uma realidade psicológica sem referencial identificável. IV. O teatro do absurdo foi interrompido com o surgimento do teatro performativo. V. O niilismo marca a trajetória das personagens Beckettianas.
Assinale
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- A crise do drama, que emerge nos anos pós-guerra, apresenta um mundo em que o homem confinado a seus medos, sem expectativas do porvir, vai tornando-se espectro de um presente esvaziado de sentido, em permanente desconstrução.
- Nessa crise, a organização coerente das estruturas de sentimento e da própria linguagem são colocadas em xeque.
- Em tal processo, surge a dramaturgia provocadora do teatro do absurdo, enfatizando o tédio, a perda da ordem e preconizando o teatro pós dramático.
“ESTRAGON. - Didi.
VLADIMIR. - O que?
ESTRAGON. - Não posso continuar assim.
VLADIMIR. - Diz isso facilmente.
ESTRAGON. - E se nos separássemos? Quiçá nos fosse melhor.
VLADIMIR. - Amanhã nos enforcaremos. (Pausa) A não ser que venha Godot.
ESTRAGON. - E se vier?
VLADIMIR. - Estaremos salvos. (...)”
I. Samuel Beckett, Ionesco e Edward Albee diagnosticaram a falência do texto dramático tradicional;
II. O teatro do absurdo é considerado a vanguarda dramática do pós-guerra
III. O teatro do absurdo investe em uma realidade psicológica sem referencial identificável.
V. O niilismo (ideia de não haver nada ou nenhuma certeza que possa servir como base o conhecimento. Ou seja, nada existe de fato) marca a trajetória das personagens Beckettianas.
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