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Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IF-PB Prova: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor - Artes |
Q2005734 Artes Cênicas
A mulher do padeiro está com o cachorro doente e deseja que o padre o benza. João Grillo e Chicó prometem-lhe que conseguirão a anuência do padre João. Este, contudo recusa, mas os dois malandros mentem dizendo que o animal pertence ao major Antônio Moraes, homem de grande importância na vila. O padre volta atrás e concorda em benzer o cachorro. Por sua vez o major tem o filho mais moço doente e decide levá-lo para o Recife. O rapaz, contudo, antes de viajar quer receber uma benção, o que leva seu pai a procurar padre João. Este, acreditando que ia benzer um animal, pergunta se o bichinho tá fedendo. O Major fica indignado com a falta de respeito e mais ainda quando o padre se refere a mãe como sendo uma cachorra. A cena de Ariano Suassuna, descrita acima, utiliza o seguinte recurso cômico:
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Quiprocó. Quiprocó é uma forma de humor que se baseia em mal-entendidos, equívocos e confusões na comunicação entre personagens, levando a situações cômicas. Neste caso, o padre João Grillo e o Major Antônio Moraes estão envolvidos em uma série de mal-entendidos que resultam em humor.



O termo "entremez" refere-se a um gênero literário e teatral que era popular na Espanha durante o século XVI e XVII, principalmente durante o Renascimento e o início do Barroco.

Um entremez é uma forma curta e cômica de teatro, geralmente composta por uma única cena ou ato. Essas peças eram frequentemente apresentadas como interlúdios entre os atos de uma peça maior ou como entretenimento durante festivais e celebrações.

As características principais de um entremez incluem:

  1. Comédia: Os entremezes eram predominantemente cômicos e destinavam-se a fazer o público rir. Eles muitas vezes exploravam situações absurdas, personagens excêntricos e humor físico.
  2. Personagens estereotipados: Os personagens dos entremezes costumavam ser estereotipados e exagerados, representando tipos sociais reconhecíveis, como o avarento, o bobo, o valentão, etc.
  3. Temas variados: Os entremezes podiam abordar uma variedade de temas, desde questões sociais até questões cotidianas, mas o humor era a característica central.
  4. Linguagem simples: A linguagem dos entremezes era geralmente simples e acessível, visando ao entretenimento do público.

Os entremezes eram uma forma importante de entretenimento popular na Espanha da época e contribuíram para o desenvolvimento do teatro cômico na cultura espanhola. Eles também tiveram influência em outros gêneros teatrais, incluindo a commedia dell'arte italiana

O termo "gramelot" refere-se a uma forma de linguagem fictícia, geralmente usada em performances teatrais, especialmente no estilo da commedia dell'arte, que era popular na Itália e em outros lugares da Europa durante os séculos XVI e XVII.

O gramelot é uma espécie de linguagem incompreensível ou ininteligível, que se assemelha ao som da fala humana, mas não tem significado real. É frequentemente usado para criar cenas cômicas em que os personagens se comunicam de maneira hilariante sem dizer palavras reais.

Na commedia dell'arte, os atores muitas vezes usavam o gramelot em cenas de pantomima ou comédia física, e o público entendia o que estava acontecendo com base nas expressões faciais, gestos e ações dos personagens. O gramelot era uma parte importante do estilo de atuação da commedia dell'arte, que enfatizava o humor físico e a improvisação.

É importante notar que o termo "gramelot" pode ser usado de maneira mais ampla para se referir a qualquer tipo de linguagem fictícia ou sons ininteligíveis usados para fins cômicos em performances teatrais ou cinematográficas. Essa técnica é uma forma de humor físico e gestual que não depende das palavras para transmitir humor e situações cômicas.

A expressão "mogiganga cênica" não é um termo amplamente conhecido ou reconhecido na área das artes cênicas ou na teoria teatral. "Mogiganga" é um termo que pode se referir a uma festa popular, brincadeira ou espetáculo cômico, geralmente realizado em espaços públicos para entretenimento do público.



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