"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em...
"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo".
Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31.
Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos.
A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças.
( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade.
( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando.
As afirmativas são, respectivamente,
Gabarito comentado
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Alternativa Correta: D - V, F e V.
Vamos analisar cada uma das afirmativas para compreender por que esta é a resposta correta.
Afirmativa 1: "A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças."
Comentário: Esta afirmativa é verdadeira. A educação lúdica valoriza o ato de brincar como uma ferramenta poderosa de aprendizagem, estimulando a criatividade e a transformação. Na dança, o lúdico permite que os indivíduos explorem diferentes formas de expressão e movimento, promovendo a criatividade e a inovação.
Afirmativa 2: "A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade."
Comentário: Esta afirmativa é falsa. Embora a dança reflita aspectos da sociedade, a ideia de que ela meramente reproduz as relações sociais é limitada. A dança também tem o potencial de desafiar e transformar essas relações, promovendo novas formas de interação e compreensão entre os indivíduos.
Afirmativa 3: "Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando."
Comentário: Esta afirmativa é verdadeira. A crítica no contexto da dança envolve a capacidade de reflexão e análise, permitindo que os dançarinos e observadores reavaliem normas e práticas estabelecidas. Através da expressão corporal, é possível questionar e reconstruir percepções e realidades, promovendo uma aprendizagem crítica e consciente.
Conclusão: Compreender o papel da dança como uma ferramenta educativa envolve reconhecer seu potencial lúdico, crítico e transformador. Essas dimensões são fundamentais para formar indivíduos que não só desenvolvem habilidades técnicas, mas também se tornam agentes de mudança no mundo.
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