Ao relatar seu fim de semana numa fazenda, o cronista altern...
Fim de semana na fazenda
São fazendas do fim do século XIX, não mais. Seus donos ainda estão lá: já não se balançam, é verdade, nas cadeiras austríacas da varanda nem ouvem a partida desse bando de maritacas que se muda para o morro do outro lado da várzea.
Ou talvez ouçam, quem sabe. Mas estão hirtos dentro de suas molduras, nas paredes da sala. Assim, rígidos, pintados a óleo, eles parecem reprovar nossos uísques e nossas conversas. Mas eis que o amigo Mário Cabral toca um samba no velho piano de cauda, e creio que eles gostam, talvez achem uma interessante novidade musical vinda da capital do Império. Depois Mário ataca uma velha música francesa − “Solitude” − e creio bem que vi, ou senti, a senhora viscondessa suspirar de leve.
Ah, senhora viscondessa! Que solidão irremediável não sentiu dentro de vossas grossas molduras douradas. Olhais para a frente, dura, firme. Lá fora as mangueiras e jabuticabeiras estão floridas, na pompa da manhã. Um beija-flor corta o retângulo da janela no seu voo elétrico e se imobiliza no ar, zunindo. Onde está o senhor visconde?
Ele está em outra parede, também duro, de uniforme e espada. Não olha a esposa. Os dois não se olham. Alguma intriga? Não. Apenas eles estão cansados de estar casados, cansados de estar mortos, cansados de estar pintados, cansados de estar emoldurados e pendurados − e tão cansados e enfadados que há mais de sessenta anos não chupam uma só jabuticaba, sequer uma.
(Adaptado de: BRAGA, Rubem. Os sabiás da crônica. Antologia. Org. Augusto Massi. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 80)
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A questão é de interpretação de
texto e quer saber em qual das alternativas abaixo é possível encontrar uma
alternância entre descrição da realidade e imaginação fantasiosa. Vejamos:
A) cadeiras austríacas da varanda / outro lado da várzea.
ERRADO. "Cadeiras austríacas da varanda" -> indica realidade. "Outro lado da várzea (= vale)" -> indica realidade.
B) pintados a óleo / parecem reprovar nossos uísques.
CERTO. "Pintados a óleo" -> indica realidade. "Parecem reprovar nossos uísques" -> traz uma ideia fantasiosa.
C) a senhora viscondessa suspirar de leve / creio que eles
gostam.
ERRADO. "A senhora viscondessa suspirar de leve" -> traz uma ideia fantasiosa. "Creio que eles gostam" -> traz uma ideia fantasiosa. Os dois segmentos apresentam situações que o cronista imagina envolvendo os quadros nas paredes da sala.
D) Que solidão irremediável não sentiu / cansados de estar
casados.
ERRADO. "Que solidão irremediável não sentiu" -> traz uma ideia fantasiosa. "Cansados de estar casados" -> traz uma ideia fantasiosa. Os dois segmentos apresentam situações e reações que o cronista imaginou ao analisar os quadros pendurados na sala.
E) grossas molduras douradas / partida desse bando de
maritacas.
ERRADO. "Grossas molduras douradas" -> indica realidade. "Partida desse bando de maritacas" -> indica realidade.
Gabarito: Letra B
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Comentários
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Gabarito: B
Assim, rígidos, pintados a óleo, eles parecem reprovar nossos uísques e nossas conversas.
Pintados a óleo - realidade
Eles (os quadros) parecem reprovar nossos uísques - fantasia
Pintados a óleo refere-se aos quadros.
Reprovar os uísques é o julgamento feito pelas pinturas sobre a conduta das visitas
gabarito b
o cronista alterna descrição da realidade e imaginação fantasiosa, tal como ocorre entre as expressões
B pintados a óleo / parecem reprovar nossos uísques.
NÃO CONSEGUIR VER ESSA ALTERAÇÃO DE REALIDADE EM ESTAR " PINTADOS A ÓLEO "
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