As normas de concordância verbal estão plenamente observadas...
Fim de semana na fazenda
São fazendas do fim do século XIX, não mais. Seus donos ainda estão lá: já não se balançam, é verdade, nas cadeiras austríacas da varanda nem ouvem a partida desse bando de maritacas que se muda para o morro do outro lado da várzea.
Ou talvez ouçam, quem sabe. Mas estão hirtos dentro de suas molduras, nas paredes da sala. Assim, rígidos, pintados a óleo, eles parecem reprovar nossos uísques e nossas conversas. Mas eis que o amigo Mário Cabral toca um samba no velho piano de cauda, e creio que eles gostam, talvez achem uma interessante novidade musical vinda da capital do Império. Depois Mário ataca uma velha música francesa − “Solitude” − e creio bem que vi, ou senti, a senhora viscondessa suspirar de leve.
Ah, senhora viscondessa! Que solidão irremediável não sentiu dentro de vossas grossas molduras douradas. Olhais para a frente, dura, firme. Lá fora as mangueiras e jabuticabeiras estão floridas, na pompa da manhã. Um beija-flor corta o retângulo da janela no seu voo elétrico e se imobiliza no ar, zunindo. Onde está o senhor visconde?
Ele está em outra parede, também duro, de uniforme e espada. Não olha a esposa. Os dois não se olham. Alguma intriga? Não. Apenas eles estão cansados de estar casados, cansados de estar mortos, cansados de estar pintados, cansados de estar emoldurados e pendurados − e tão cansados e enfadados que há mais de sessenta anos não chupam uma só jabuticaba, sequer uma.
(Adaptado de: BRAGA, Rubem. Os sabiás da crônica. Antologia. Org. Augusto Massi. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 80)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) A paralisia das hirtas figuras retratadas nos quadros suscitou as mais fortes impressões no cronista Rubem Braga.
CERTO. Aqui a concordância está perfeita: o núcleo do sujeito “paralisia" concorda com o verbo “suscitou", que está no singular.
B) É relevante o contraste que entre o samba e a música francesa se registraram nas teclas do velho piano de cauda.
ERRADO. A concordância aqui está errada. O núcleo do sujeito “contraste" deve concordar com o verbo no singular “registrou" e não “registraram". O correto, portanto, seria: “É relevante o contraste que entre o samba e a música francesa se REGISTROU nas teclas do velho piano de cauda".
C) Por certo escapavam irremediavelmente aos olhos congelados da viscondessa tanta vibração de vida na fazenda.
ERRADO. A concordância aqui está errada. O núcleo do sujeito “vibração" deve concordar com o verbo no singular “escapava" e não “escapavam". O correto, portanto, seria: “Por certo ESCAPAVA irremediavelmente aos olhos congelados da viscondessa tanta vibração de vida na fazenda."
D) A expressão de cada uma das figuras emolduradas acabaram por ganhar contornos de vida na imaginação desse escritor.
ERRADO. A concordância aqui está errada. O núcleo do sujeito “expressão" deve concordar com o verbo no singular “acabou" e não “acabaram". O correto, portanto, seria: “A expressão de cada uma das figuras emolduradas ACABOU por ganhar contornos de vida na imaginação desse escritor".
E) Lamentou o cronista que a nenhum dos retratados coubessem ainda o prazer de saborear uma simples jabuticaba.
ERRADO. A concordância aqui está errada. O núcleo do sujeito “prazer" deve concordar com o verbo no singular “coubesse" e não “coubessem". O correto, portanto, seria: “Lamentou o cronista que a nenhum dos retratados COUBESSE ainda o prazer de saborear uma simples jabuticaba".
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A
JUSTIFICANDO
A) [CERTO] A paralisia das hirtas figuras retratadas nos quadros suscitou as mais fortes impressões no cronista Rubem Braga. = Correto, posto que o sujeito ("paralisia das hirtas figuras retratadas nos quadros") concorda com o verbo (suscitou) e os complementos verbais e nominais estão em concordância com seus respectivos referentes.
B) [ERRADO] É relevante o contraste que entre o samba e a música francesa se registraram nas teclas do velho piano de cauda. = Aqui, o erro se encontra na discordância entre o sujeito ("o contraste entre o samba e a música francesa") e o verbo (se registram).
C) [ERRADO] Por certo escapavam irremediavelmente aos olhos congelados da viscondessa tanta vibração de vida na fazenda. = Nesta alternativa, não há concordância entre o verbo "escapavam" e o sujeito "tanta vibração de vida na fazenda".
D) [ERRADO] A expressão de cada uma das figuras emolduradas acabaram por ganhar contornos de vida na imaginação desse escritor. = Nesta alternativa, não há concordância entre o verbo "acabaram" e o sujeito "a expressão de cada uma das figuras emolduradas".
E) [ERRADO] Lamentou o cronista que a nenhum dos retratados coubessem ainda o prazer de saborear uma simples jabuticaba. = Nesta alternativa, não há concordância entre o verbo "coubesse" e o sujeito "o prazer de saborear uma simples jabuticaba".
Toda e qualquer observação é bem-vinda.
GABARITO: A (Coloque as orações na ordem direta (SVC))
A- A paralisia ... Suscitou
B- O Contraste é relevante / O contraste se registou entre o samba e a música...
C- Tanta vibração escapava...
D- A expressão acabou
E- O cronista Lamentou que ainda o prazer de saborear uma simples jabuticaba a nenhum dos retratados coube.
@euconcursadooficial
PMBA 2023
Correto, posto que o sujeito ("paralisia das hirtas figuras retratadas nos quadros") concorda com o verbo (suscitou) e os complementos verbais e nominais estão em concordância com seus respectivos referentes.
PMBA 2023
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo