O tratamento pronominal e a flexão do verbo são plenamente r...
Fim de semana na fazenda
São fazendas do fim do século XIX, não mais. Seus donos ainda estão lá: já não se balançam, é verdade, nas cadeiras austríacas da varanda nem ouvem a partida desse bando de maritacas que se muda para o morro do outro lado da várzea.
Ou talvez ouçam, quem sabe. Mas estão hirtos dentro de suas molduras, nas paredes da sala. Assim, rígidos, pintados a óleo, eles parecem reprovar nossos uísques e nossas conversas. Mas eis que o amigo Mário Cabral toca um samba no velho piano de cauda, e creio que eles gostam, talvez achem uma interessante novidade musical vinda da capital do Império. Depois Mário ataca uma velha música francesa − “Solitude” − e creio bem que vi, ou senti, a senhora viscondessa suspirar de leve.
Ah, senhora viscondessa! Que solidão irremediável não sentiu dentro de vossas grossas molduras douradas. Olhais para a frente, dura, firme. Lá fora as mangueiras e jabuticabeiras estão floridas, na pompa da manhã. Um beija-flor corta o retângulo da janela no seu voo elétrico e se imobiliza no ar, zunindo. Onde está o senhor visconde?
Ele está em outra parede, também duro, de uniforme e espada. Não olha a esposa. Os dois não se olham. Alguma intriga? Não. Apenas eles estão cansados de estar casados, cansados de estar mortos, cansados de estar pintados, cansados de estar emoldurados e pendurados − e tão cansados e enfadados que há mais de sessenta anos não chupam uma só jabuticaba, sequer uma.
(Adaptado de: BRAGA, Rubem. Os sabiás da crônica. Antologia. Org. Augusto Massi. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, p. 80)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
- De acordo com a gramática normativa, qualquer pronome de tratamento, apesar de se referir à 2ª pessoa do discurso, exige que verbos e pronomes estejam na forma de 3ª pessoa.
A) Acaso Vossa Viscondessa não gostaríeis de saltar desse quadro que a prende já há tanto tempo?
ERRADO. Para concordar com o pronome de tratamento "Vossa Viscondessa", o verbo "gostar" deve estar na 3ª pessoa: "gostaria" e não "gostaríeis".
O correto: Acaso Vossa Viscondessa não gostaria de saltar desse quadro que a prende já há tanto tempo?
B) Permita-me, senhora viscondessa, confessar-vos que não lhe invejo a dureza senhorial dessa vossa expressão.
ERRADO. Como aqui não há forma de tratamento igual "Vossa Viscondessa", a regra do uso da 3ª pessoa não precisa ser aplicada; o que deve haver é uma regularidade entre as pessoas dos verbos e pronomes.
O correto: Permita-me, senhora viscondessa, confessar-te que não te invejo a dureza senhorial dessa tua expressão.
C) Não querais me dizer, viscondessa, há quanto tempo estais vossa senhoria imobilizada nessa grossa moldura?
ERRADO. Para concordar com o pronome de tratamento "Vossa Senhoria", os verbos "querer" e "estar" devem estar na 3ª pessoa: "queira" e "está".
O correto: Não queira me dizer, viscondessa, há quanto tempo está Vossa Senhoria imobilizada nessa grossa moldura?
D) Ao te olhar atentamente, viscondessa, muito me impressiona o cansaço que parece se abater sobre vossos olhos eternos.
ERRADO. Como aqui não há forma de tratamento igual "Vossa Viscondessa", a regra do uso da 3ª pessoa não precisa ser aplicada; o que deve haver é uma regularidade entre as pessoas dos verbos e pronomes.
O correto: Ao te olhar atentamente, viscondessa, muito me impressiona o cansaço que parece se abater sobre teus olhos eternos.
E) Fica assim como estás, senhora viscondessa, e perderás de vez o prazer que te traria uma única jabuticaba.
CERTO. Aqui não é preciso usa a forma de 3ª pessoa por não haver forma de tratamento igual "Vossa Viscondessa". A frase foi usada com pronomes e verbos todos na 2ª pessoa do singular, o que mostra regularidade: [TU] estás, [TU] perderás, [TE] traria.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errei questão, marquei alternativa D, se alguém puder me ajudar, agradeço. Sei que os pronomes de tratamento, como regra geral, devem concordar com a 3º pessoa do plural ou singular, mas não consegui acertar a questão seguindo essa regra.
GABARITO E
BONS ESTUDOS
ATÉ PASSAR
GABARITO LETRA E
OBSERVAÇÃO
A questão pede uma única coisa: REGULARIDADE de tratamento pronominal e a flexão do verbo.
JUSTIFICANDO
A) [ERRADO] Acaso Vossa Viscondessa não gostaríeis [vossa] de saltar desse quadro que a prende já há tanto tempo? = O tratamento pronominal adequado seria "vos", não "a".
B) [ERRADO] Permita-me, senhora viscondessa, confessar-vos que não lhe invejo a dureza senhorial dessa vossa expressão. = O tratamento pronominal adequado seria "vos", não "lhe".
C) [ERRADO] Não querais me dizer, viscondessa, há quanto tempo estais vossa senhoria imobilizada nessa grossa moldura? = A flexão do verbo adequada seria "queirais", não "querais" (sacanagem da banca... por um "i" rsrsrsrs).
D) [ERRADO] Ao te olhar atentamente, viscondessa, muito me impressiona o cansaço que parece se abater sobre vossos olhos eternos. = Ou se deve utilizar um pronome ou outro... A mistura entre os dois não funciona. Está errado! Ou você de utilizar o "ao te olhar atentamente" e "parece se abater sobre teus olhos" ou deve utilizar ao vos olhar atentamente" e "parece se abater sobre vossos olhos", MAS MISTURAR NÃO PODE.
E) [CERTO] Fica assim como [tu] estás, senhora viscondessa, e [tu] perderás de vez o prazer que te traria uma única jabuticaba. = Aqui, todos os verbos e os tratamentos verbais estão corretos...
Toda e qualquer observação é bem-vinda.
acertei após esforçar bastante os neurônios.
Nossa, que pegadinha essa C. Marquei e não percebi a troca do QUEIRAIS por QUERAIS
Viscondessa me bugou.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo