Quanto às chamadas “ações constitucionais”, é correto afirma...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) o Mandado de Segurança poderá ser concedido para proteger direito líquido e certo, mesmo amparado por HABEAS CORPUS OU HABEAS DATA, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. Errado. Artigo 5º, LXIX/CF: "conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público".
b) o HABEAS DATA somente é concedido para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Errado. Artigo 5º, LXXII/CF: "conceder-se-á "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo".
c) associação legalmente constituída e em funcionamento há menos de um ano, poderá impetrar Mandado de Segurança coletivo , em defesa dos interesses de seus associados. Errado. Artigo 5º, LXX/CF: "o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados".
Essa questão é típica de texto de lei, ou seja lei seca: na letra A teve uma omissão de palavras, mas era todo texto de lei e por eliminação a letra D está toda de acordo com o caput
espero ter ajudado...bons estudos
ALTERNATIVA D) CORRETA
ART 5° LXXI
Facil!
Erro da A) mandado de segurança não pode estar abrangido por HC e HD.
erro da B) HD pode ser também impretado para a pessoa obter informações a seu respeito.
erro da C) associação deve estar constituída ha pelos menos 1 ano e não antes disso!
Erro da letra E) acao popular pode ser proposta pelo cidadao em gozo com seus dtos politicos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo